Tufão Rai: Sinal 1 hasteado, número 3 entre a tarde e a noite

O Sinal número 1 de tempestade tropical foi içado à 1:00 da madrugada desta segunda-feira, dia 20 de Dezembro. Esta é a primeira vez desde 1974 que em Macau é içado um sinal de tempestade tropical no mês de Dezembro. E o Rai já é considerada a tempestade tropical mais forte a assolar o Mar do Sul da China em Dezembro.

Às 5:00 da manhã, o tufão “Rai” esteva a cerca de 740 km para su-sudoeste de Macau, e está a aproximar-se gradualmente da RAEM. A meteorologia local prevê que cruze o ponto mais perto do território, a cerca de 200 km a sul de Macau.

Ao passar pelas Filipinas, onde fez até ao momento centena e meia de mortos – um número que deverá ainda subir –  a tempestade chegou a ter a categoria de super-tufão, no entanto, a previsão dos SMG é que de vai enfraquecer ao aproximar-se da costa da província de Guangdong.

Ainda assim, a Direcção de Serviços Meteorológicos e Geofísicos antecipa que a probabilidade de ser necessário içar o sinal número 3 entre a tarde e a noite de hoje é, neste momento, “moderada a relativamente alta.”

As bandas de chuva associadas vão afectar Macau hoje (20) e amanhã (21). Na altura, podem ocorrer aguaceiros mais frequentes e contínuos na região.

Leia mais em TDM