Início » Mais de 1,2 milhões de pessoas em risco por inundações no centro de Moçambique

Mais de 1,2 milhões de pessoas em risco por inundações no centro de Moçambique

Mais de 1,2 milhões de pessoas poderão ser afetadas por inundações em oito distritos das províncias de Sofala e Manica, na região centro de Moçambique, anunciou hoje o Comité das Bacias Hidrográficas de Búzi e Pungue.

O porta-voz da entidade, António Melembe, avançou, em declarações à Rádio Moçambique, que se prevê “um risco elevado” de cheias nos oito distritos, para os próximos meses, à semelhança que acontece em cada época chuvosa, de outubro a março.

António Melembe avançou que as autoridades das zonas em risco de inundações estão empenhadas na implementação de medidas visando a mitigação do impacto das intempéries.

Por outro lado, prosseguiu, as estações de monitorização de cheias estão a ser preparadas para poderem fazer um acompanhamento do caudal dos rios da região.

“Estamos entre 80% e 90% em nível de prontidão para monitorizar o comportamento dos rios”, declarou o porta-voz do Comité das Bacias Hidrográficas de Búzi e Pungué.

António Melembe disse que as inundações podem afetar os distritos de Búzi, Beira, Nhamatanda, Dondo, Chibabava e Goronga, na província de Sofala, e de Mossurize e Sussundenga, na província de Manica

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!