Início » Águias pareceram perto da vitória mas o empate acabou por ser bem bom

Águias pareceram perto da vitória mas o empate acabou por ser bem bom

Benfica foi superior em boa parte do desafio, mas adormeceu no tempo extra e apanhou um valente susto, com os ucranianos a chegarem ao golo. Valeu o VAR…

Dominador em boa parte do jogo, o empate do Benfica sem golos em casa do Dínamo Kiev acaba por ser paradoxalmente um resultado bastante positivo para a equipa portuguesa, em face do que aconteceu nos três minutos de tempo extra: nesse período de tempo, os russos construíram cinco (!) oportunidades de golo – três delas no mesmo lance – e acabaram mesmo por introduzir a bola na baliza de Vlachodimos, por intermédio de Shaparenko. No entanto, o VAR descobriu (e bem) que o médio ucraniano estava fora de jogo e o golo foi anulado.

Na Champions continua a ser muito difícil para as águias regressarem a Portugal com os três pontos: fora de casa são já seis desafios consecutivos sem o conseguirem (a última vitória foi em casa do AEK Atenas, a 2 de outubro de 2018) e nos últimos 13 só o conseguiram por duas vezes. A penúltima ocasião, curiosamente, foi diante do Dínamo Kiev – triunfo por 2-0 a 19 de outubro de 2016.

Jorge Jesus apresentou quatro novidades em relação ao onze inicial do jogo com o Santa Clara: Gilberto, Otamendi, Rafa e Yaremchuk renderam, respetivamente, Diogo Gonçalves, Lucas Veríssimo (castigado), Darwin e Rodrigo Pinho. Destaque para a estreia de Morato na fase de grupos da Champions, ao lado de dois “pesos pesados” como Otamendi e Vertonghen.

Este foi certamente um jogo muito especial para Yaremchuk. Formado no Dínamo Kiev, a verdade é que acabou por não se afirmar nos ucranianos a nível sénior, onde realizou 11 jogos, sem qualquer golo marcado. Com apenas 21 anos, acabaria por mudar-se para os belgas do Gent.

Mal o jogo tinha começado e logo Rafa voltou a mostrar que atualmente é o principal desequilibrador dos encarnados, arrancando ao seu estilo enquanto serpenteava pelos adversários e rematando, com a bola a desviar num defesa visitado. Foi um Benfica pressionante no início, empurrando o Dínamo Kiev para trás. No entanto, aos oito minutos, Otamendi ia deitando tudo a perder com uma perda de bola comprometedora, obrigando Vertonghen a cometer falta numa zona muito perigosa. No livre direto, Shaparenko obrigou Vlachodimos a grande defesa.

Esse lance não alterou a feição da partida, com o Benfica a ter mais bola e colocando em sentido os jogadores da casa através das iniciativas individuais de Rafa. O Dínamo não se importava de conceder a iniciativa do jogo aos encarnados. Aliás, parecia sentir-se confortável dessa forma, aproveitando para depois partir em contra-golpes. Que no entanto foram raros durante toda a primeira parte. E quando aconteceram não foram conduzidos da melhor forma.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website