Início » Inflação na China sobe em agosto

Inflação na China sobe em agosto

Lusa

O índice de preços ao consumidor (IPC) da China, o principal indicador da inflação subiu 0,8% em agosto, em termos homólogos, indicam dados divulgados hoje pelo Gabinete Nacional de Estatísticas (GNE) chinês

A subida da inflação na China de 0,8% em agosto representa uma queda, em relação aos dados do mês anterior, e fica abaixo do esperado pelos analistas, que previam um avanço de cerca de 1% para agosto.

Com a Inflação na China a subir 0,8% em agosto, trata-se do sexto mês consecutivo de subida da inflação na China, depois de em janeiro e fevereiro, meses marcados por surtos do novo coronavírus, os preços terem caído 0,3% e 0,2%, respetivamente.

Entre os meses de julho e agosto, os preços ao consumidor subiram 0,1%, algo que o especialista do GNE Dong Lijuan atribuiu, em parte, ao efeito dos surtos de verão, no leste e sul do país, e às fortes chuvas e clima extremo, em várias partes da China, o que resultou no aumento do preço dos alimentos.

A inflação na China sobe em agosto, mas na comparação homóloga, verifica-se o efeito inverso: os preços dos alimentos caíram 4,1%, enquanto os de bens não alimentares subiram 1,9%.

O GNE também divulgou o Índice de Preços ao Produtor (PPI), um indicador da inflação nas vendas a grosso, que subiu 9,5%, em termos homólogos, em agosto.

Os preços de bens industriais continuam a ser influenciados pelo aumento dos custos das matérias-primas.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!