Início » Greenpeace acusa Londres de ignorar acordo climático

Greenpeace acusa Londres de ignorar acordo climático

AFP

A organização ambientalista Greenpeace acusou o governo britânico de mentir ao público, após tomar conhecimento de mensagens vazadas que mostrariam que Londres voltou atrás nos seus compromissos climáticos para garantir um acordo comercial com a Austrália

O Greenpeace Reino Unido revelou nesta quarta-feira que, nas mensagens, os ministros britânicos Liz Truss, David Frost e Kwasi Kwarteng “são nomeados como tendo concordado em excluir referências aos compromissos de temperatura no Acordo de Paris sobre o clima para garantir a aprovação do acordo comercial com a Austrália”.

Em resposta, Londres insistiu em que “não assinará acordos comerciais que comprometam nossas altas proteções ambientais”.

O primeiro-ministro Boris Johnson prometeu em carta a ONGs ambientalistas que o acordo com a Austrália “incluirá um capítulo sobre comércio e meio ambiente que não apenas reafirma os compromissos com os acordos ambientais multilaterais, incluindo o Acordo de Paris, mas também compromete ambas as partes a colaborar em matéria climática e ambiental”. O Greenpeace, no entanto, afirmou que “detalhes das mensagens vazadas mostram que o que Boris Johnson escreveu na carta é mentira”.

“A realidade dos planos do governo de ignorar os compromissos de temperatura do Acordo de Paris destrói completamente a confiança no governo como anfitrião da próxima reunião de cúpula climática da ONU, a COP26”, acrescentou a organização.

A reunião, de 12 dias, será realizada em novembro, em Glasgow, Escócia. Ela é vista como um passo crucial para a definição de novas metas de emissões, a fim de conter as mudanças climáticas. A Austrália, no entanto, recusou-se a aprovar uma meta de emissão zero e é um dos maiores exportadores mundiais de combustíveis fósseis.

O ministro do Comércio australiano, Dan Tehan, disse que o acordo de livre-comércio com o Reino Unido “incluirá compromissos em vários temas ambientais”, sem citar as metas de temperatura. Ele acrescentou que os dois países concordaram em trabalhar juntos na pesquisa da redução de emissões e no desenvolvimento de tecnologias de hidrogênio limpo, pequenos reatores modulares e captura de carbono.

O Reino Unido apresentou em junho o acordo comercial com a Austrália, que elimina as tarifas comerciais entre os dois países. Mas John Sauven, diretor executivo do Greenpeace no Reino Unido, afirma que o pacto tem um alto custo ambiental.

“O governo britânico cedeu à Austrália em matéria climática, o que se soma à lista de problemas desse acordo comercial em matéria de alimentos e agricultura”, apontou Sauven, observando que a Austrália ainda usa métodos de crescimento hormonal proibidos no Reino Unido desde 1998.

A Austrália “continua a usar 20 pesticidas que não são mais usados aqui. Nenhum alimento que utilize métodos banidos do Reino Unido deveria ser importado”, criticou o diretor.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!