Início » Bancos deverão perder 2500 trabalhadores em 2021

Bancos deverão perder 2500 trabalhadores em 2021

Elisabete Tavares

Só no primeiro semestre deste ano saíram de seis bancos perto de 600 trabalhadores. Mas na segunda metade deste ano as saídas vão acelerar e deverão atingir as 2000.

Prevê-se um ano difícil para o emprego no setor da banca. Em 2021 deverão abandonar o setor entre 2500 e 3000 trabalhadores, segundo cálculos do DN com base em resultados e anúncios de bancos a operar em Portugal. Trata-se de mais de 6% da força de trabalho do setor que, segundo dados da Associação Portuguesa de Bancos, rondava os 40500 trabalhadores no final de 2020.

No primeiro semestre deste ano, saíram 586 trabalhadores de seis grandes bancos: Caixa Geral de Depósitos, Santander Totta, BCP, Novo Banco, Banco BPI e Banco Montepio.Ao todo, desde o início de 2021, estes bancos fecharam 168 balcões bancários no país.

Mas bancos e sindicatos já alertaram que as saídas de trabalhadores vão acelerar na segunda metade do ano. O BCP anunciou um programa que envolve a saída de entre 800 e 900 trabalhadores do banco. No caso do Santander serão mais de 600 a deixar o banco em breve. estes dois bancos admitem mesmo o recurso ao despedimento coletivo, caso não consigam chegar a acordo para a saída de um número mínimo de trabalhadores. Também o Montepio estará a negociar a saída de colaboradores, podendo dispensar cerca de 100 este ano, segundo previsões de sindicatos, que esperam que do Novo Banco também possam sair cerca de uma centena no segundo semestre.

Os trabalhadores e os sindicatos têm contestado os planos de reestruturação em marcha em alguns bancos. Sindicalistas e banqueiros foram recentemente chamados ao parlamento para detalhar o que se passa com as saídas de trabalhadores da banca.

Leia mais em Dinheiro Vivo