Descanso - Plataforma Media

Descanso

Um motorista de 30 anos da Transmac morreu esta semana. Este acidente levou a que se iniciasse alguma discussão sobre as horas de trabalho destes condutores. Segundo a informação disponível, o motorista em causa trabalhou durante as horas de pico da manhã e da tarde, entre as 6:30 e 10:30, e as 15:30 e 20:30, respetivamente.

Os condutores devem ter tempo de descanso suficiente para garantir a segurança dos passageiros e peões enquanto conduzem.

A Transmac partilhou que o motorista envolvido no acidente tem trabalhado durante este horário há já 11 meses, estando por isso habituado àquela carga horária. O trabalho durante as horas de pico é recompensado devidamente, sendo por isso aceite e popular entre os trabalhadores. Recentemente têm também acontecido vários acidentes rodoviários que envolvem autocarros, o mais mediático dos quais aquele que encheu as redes sociais com imagens de duas crianças presas debaixo de um veículo.

As ruas de Macau são estreitas, com muitos carros e peões, além de motos que inundam todos os lados das estradas. É por isso altamente importante garantir que estes motoristas têm o devido descanso antes de iniciarem os respetivos turnos de condução.

O sistema da Transmac garante o serviço de autocarros adicionais durante as horas de ponta da manhã e da tarde, o que é completamente lógico, e os condutores são compensados por este trabalho. O crucial é garantir que os motoristas descansem antes das horas de trabalho e que o estado de saúde é adequado para a profissão.

Com o início do Campeonato Europeu de futebol de 2020 (disputado apenas este ano devido à pandemia), e com a televisão local a transmitir todos os 51 jogos, vários adeptos da modalidade ficam acordados até tarde para assistir ao evento. Mas ninguém se pode esquecer de repousar e garantir que isso não afeta a saúde.

*Editor da edição em chinês do Plataforma

Related posts
Opinião

Tempo novo

Opinião

Voluntário, mas obrigatório

Opinião

Grande entusiasmo

Opinião

A lição do Apple Daily

Assine nossa Newsletter