Início » Bemquerê: a dupla brasileira que compõe canções personalizadas

Bemquerê: a dupla brasileira que compõe canções personalizadas

Sara Dias Oliveira

Dupla de músicos brasileiros compõe melodias originais para eternizar histórias. Um serviço personalizado com voz e violão para celebrar emoções e momentos especiais.

Nenhuma música é igual a outra, nenhuma canção conta a mesma história. Letra e melodia são feitas de raiz por Lele Martino e Diogo Fráguas, dupla de músicos brasileiros de São Paulo que vive em Lisboa desde 2018. “Música pro meu Bemquerê” é um projeto de canções criadas por encomenda para eternizar acontecimentos, celebrar datas importantes, registar momentos especiais. Nasceu em junho de 2020, em tempos de pandemia, e veio para ficar mesmo depois de o duo regressar aos concertos com a sua banda Bemquerê.

Em 2019, o aniversário da avó de Diogo, de 95 anos, ficou marcado por uma canção feita pelo duo. “Surgiu de um sentimento sincero, todo o mundo estava vibrando, foi um momento muito especial”, recorda Lele Martino. Porque não proporcionar esta sensação a outras pessoas? A ideia ficou a marinar e saiu da gaveta no primeiro confinamento, pouco depois dos espetáculos musicais terem sido cancelados.

Colocaram um vídeo no Instagram a explicar o plano das músicas feitas à medida, o feedback foi bom, os pedidos começaram a chegar. Todos os passos são explicados num website. “Criámos um formulário com algumas perguntas para a pessoa contar a sua história, para detalhar e se emocionar”, adianta Diogo Fráguas. Esse formulário é a matéria-prima do duo que faz um esboço da música e letra e adapta o estilo a gosto. Essa primeira gravação é motivo de conversa e de troca de impressões. O resultado final é gravado em estúdio com voz de Lele e violão de Diogo ou com banda também.

Leia mais em Notícias Magazine

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!