Início » Zero assinala impacto do Acordo de Paris, mas lembra que ainda “estamos aquém”

Zero assinala impacto do Acordo de Paris, mas lembra que ainda “estamos aquém”

TSF

Francisco Ferreira lembra, contudo, que “estamos, infelizmente, numa linha de vir a aquecer, se calhar, mais de 3 graus celsius em relação à Era Pré-Industrial, quando o limite traçado pelo Acordo de Paris é de 1,5 graus celsius”

As Nações Unidas assinalam este sábado os cinco anos do Acordo de Paris, um entendimento histórico para impedir o aquecimento global e as alterações climáticas. Francisco Ferreira, representante da associação ambientalista Zero assinala o impacto das medidas desse acordo, mas acredita que é preciso ir mais longe.

“Desde Paris, estão a surgir soluções de baixo carbono, já estamos a recuar no uso do carvão à escala mundial, tirando a China, e o pico de procura do petróleo praticamente já está para trás. Estamos assim a desenvolver um outro tipo de economia muito diferente, mas, por outro lado, também é verdade que estamos aquém das reduções que deviam ser da ordem dos 7% ao ano e só a pandemia conjunturalmente é que nos trouxe esse efeito”, sustenta o ambientalista.

Francisco Ferreira lembra, contudo, que “estamos, infelizmente, numa linha de vir a aquecer, se calhar, mais de 3 graus celsius em relação à Era Pré-Industrial, quando o limite traçado pelo Acordo de Paris é de 1,5 graus celsius”.

Leia mais em TSF

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!