Início » Yanomami entregam petição com 400 mil assinaturas contra garimpo

Yanomami entregam petição com 400 mil assinaturas contra garimpo

Filipe Sousa

Líderes indígenas entregaram uma petição de mais de 400.000 assinaturas ao Congresso brasileiro na quinta-feira. Eles exigem a retirada dos garimpeiros do território Yanomami na Amazónia, onde são acusados de estar a espalhar o coronavírus às comunidades vulneráveis.

A petição foi lançada em junho, juntamente com uma campanha que condenava as políticas do Presidente Jair Bolsonaro de apoio à exploração agrícola e mineira da floresta amazónica. A informação é da AFP.

“Queremos que as autoridades tomem medidas. Não queremos continuar a perder os nossos idosos, os nossos filhos. Não queremos continuar a chorar”, disse o líder Yanomami, Dario Kopenawa, durante uma reunião online com legisladores e organizações solidárias com a causa indígena.

Imagens dos líderes yanomami serão mostradas quinta-feira à noite à porta do edifício do Congresso, em Brasília, como parte da campanha. Com mais de 174.000 mortes, o Brasil tem o maior número de mortos devido à pandemia, depois dos Estados Unidos.

A organização Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, estima que o Covid-19 já causou mais de 880 mortes e 40.000 infeções entre as comunidades indígenas — afetando 161 povos nativos — a maioria deles na Amazónia.

“O governo está rapidamente a criar condições para outro genocídio do povo Yanomami. Se as autoridades não agirem agora para expulsar os garimpeiros e impedir a propagação do coronavírus e da malária, os Yanomami, os Ye’kwana e várias comunidades altamente vulneráveis e não contactadas no território verão as suas vidas destruídas sem reparação”, disse Fiona Watson, da Survival International, em comunicado.

Associações indígenas e ONG reivindicam atualmente cerca de 20.000 garimpeiros que operam em terras Yanomami, uma extensão de 96.000 quilómetros quadrados de selva no norte do Brasil, na fronteira com a Venezuela.

O vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, afirma que o número de mineiros ilegais na região ronda os 3.500. Kopenawa encontrou-se com Mourao em julho para exigir a expulsão dos garimpeiros.

Um relatório publicado pelas associações indígenas em novembro dizia que os casos de Covid-19 na Terra Indígena Yanomami aumentaram mais de 250% em três meses, passando de 335 infeções em agosto para 1.202 em outubro, com 23 mortes confirmadas ou suspeitas da doença.

Estes números, recolhidos com o apoio de dirigentes e associações locais no terreno, superam as 1.088 infeções e 10 mortes reconhecidas pela Secretaria De Saúde Indígena do Ministério da Saúde num relatório de 2 de dezembro.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!