Início » Palancas Negras e Mambas medem forças pela 20ª vez

Palancas Negras e Mambas medem forças pela 20ª vez

Paulo Caculo

As selecções de futebol de honras de Angola e Moçambique defrontam-se hoje pela vigésima vez no seu historial. O jogo marcado para as 17h30, no Estádio Municipal de Óbidos, em Rio Maior (Portugal), enquadra-se na preparação dos dois conjuntos, visando as eliminatórias de acesso ao Campeonato Africano das Nações (CAN), a decorrer entre 9 de Janeiro e 6 de Fevereiro de 2022, nos Camarões.

Depois de frustrada a possibilidade de efectuar o primeiro amigável frente à Guiné-Bissau, por ausência de comprovativos de testes da Covid-19 do adversário, o seleccionador Pedro Gonçalves dispõe agora de nova oportunidade para submeter o grupo de prováveis titulares à avaliação da qualidade individual e colectiva.

O ensaio diante dos Mambas deve servir, igualmente, como teste para o grupo provar que ostenta força colectiva e solidez competitiva, para encarar o embate frente à congénere da RD Congo sem sobressaltos.

No que diz respeito ao “onze” provável, à baliza Hugo Marques ou Kadu, um deles, deve ser a opção. Diógenes e Jó Matuwila devem surgir descaídos nas laterais, ao passo que Lucoqui e Buatu podem ser os centrais.

Show e Lameira devem ser os médios recuperadores, com o jogo de ambos a ser mais de contenção, embora, a jogar quase sempre curto para o centro, onde Ernesto Panzu pode assumir a função de “playmaker”, cuja missão é construir as jogadas ofensivas da Selecção.

Deve recair sobre a dupla (Show e Lameira) a responsabilidade de circular a bola e a missão de servir os dois alas, bem encostados aos flancos, nomeadamente Geraldo e Zito Luvumbo ou Mateus Galiano e Capita.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!