"Na próxima semana, chegaremos a mil novos casos por dia" - Plataforma Media

“Na próxima semana, chegaremos a mil novos casos por dia”

O primeiro-ministro disse, esta sexta-feira, numa comunicação ao país, que, durante a próxima semana, é provável que Portugal volte a atingir os novos mil casos diários de covid-19.

“Estamos a sofrer um forte crescimento de novos casos diários. A manter-se esta tendência, na próxima semana chegaremos a mil novos casos por dia. Temos de travar o crescimento desta pandemia, mas não vamos poder parar o país como parámos em março”, disse António Costa, no fim de uma reunião do Gabinete de Crise, insistindo, por várias vezes, que “o controlo da pandemia depende do controlo pessoal de cada um”.

Privar o acesso à escola, impedir as visitas aos lares e separar as famílias no Natal, “como aconteceu na Páscoa”, já não são hipótese. “Seria impensável ter um Natal como tivemos a Páscoa”, defendeu o primeiro-ministro, destacando “cinco regras fundamentais” para controlar a pandemia: usar máscara “o mais possível” e “obrigatoriamente sempre que necessário”; “manter a higiene regular das mãos”; “respeitar a etiqueta respiratória”; “manter o afastamento físico”; e utilizar a aplicação “Stay Away Covid”.

A app, notou, “respeita escrupulosamente a proteção de dados e o anonimato de todos, mas garante que cada um de nós, em caso de infeção, possa avisar todos aqueles que podemos ter contagiado ou, pelo contrário, beneficiar do alerta dado por alguém infetado que tenha estado connosco mais de 15 minutos a menos de dois metros”.

Leia mais em Jornal de Notícias

Este artigo está disponível em: English

Artigos relacionados
BrasilCultura

Morre aos 83 anos de Covid-19 fotojornalista que registou milésimo golo de Pelé

EconomiaPortugal

Três mil milhões de euros chegam amanhã a Portugal vindos da Comissão Europeia

PortugalSociedade

Portugal com mais 78 mortes e 3262 novos casos de Covid-19

MundoSociedade

Gales proíbe venda de álcool em bares e restaurantes contra o coronavírus

Assine nossa Newsletter