Início » Autoridades pedem mais 30 dias para investigar interferência de Bolsonaro na polícia

Autoridades pedem mais 30 dias para investigar interferência de Bolsonaro na polícia

A Polícia Federal brasileira pediu nesta na quarta-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma nova prorrogação, por mais 30 dias, das investigações sobre a alegada interferência do Presidente, Jair Bolsonaro, no órgão policial.

A prorrogação deve ser decidida pelo relator do caso no STF, o juiz Celso de Mello, que se encontra de licença por motivos de saúde. O fim da licença está previsto para 11 de setembro.

O depoimento de Jair Bolsonaro no inquérito é uma das diligências pendentes, e que já foi solicitada pela Polícia Federal.

Em causa está um inquérito aberto em abril pelo STF, a pedido do procurador-geral da República brasileiro, Augusto Aras, após o ex-ministro da Justiça Sergio Moro ter acusado Bolsonaro de “interferência política na Polícia Federal”, na sequência da demissão do ex-chefe daquela instituição Maurício Valeixo.

Na ocasião, Moro afirmou que Bolsonaro exonerou a liderança da Polícia Federal porque pretendia ter acesso a investigações judiciais, algumas das quais a envolver os filhos ou aliados.

“O Presidente disse-me, mais de uma vez, expressamente, que queria ter uma pessoa do contacto pessoal dele [para quem] ele pudesse ligar, [de quem] ele pudesse colher informações, [com quem] ele pudesse colher relatórios de inteligência. Seja o diretor [da Polícia Federal], seja um superintendente”, declarou Moro, quando pediu a demissão no final de abril.

No início de maio, o procurador-geral do Brasil pediu a audição de ministros, de uma deputada, e de delegados, assim como o registo de reuniões de Governo, para apurar as acusações de Moro.

Agora, a Polícia Federal considera necessário ouvir também Jair Bolsonaro, principal visado no inquérito.

A Polícia Federal é um órgão autónomo, subordinado ao Ministério da Justiça, embora o diretor seja nomeado pelo Presidente da República.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!