Início » China lança satélite de deteção remota

China lança satélite de deteção remota

A China lançou este domingo com sucesso um novo satélite óptico de deteção remota a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no noroeste do país.

O satélite Gaofen-9 05 foi posto em órbita por um foguetão de transporte Longa Marcha-2D.

O Gaofen-9 05 tem uma resolução inferior a um um metro. Será usado principalmente para estudo topográfico, planeamento urbano, confirmação de direitos de uso da terra, desenho de redes rodoviárias, estimativa de colheitas, e prevenção e mitigação de desastres. O satélite também proporcionará informação para a construção e desenvolvimento da iniciativa da iniciativa Faixa e Rota.

Um satélite de testes multifuncional e outro denominado Tiantuo-5 também foram também lançados nesta missão pelo Longa Marcha-2D.

O satélite de testes multifuncional, desenvolvido pela Academia de Ciências Militares, vai realizar testes e verificar tecnologias como comunicações, navegação e deteção remota em órbita.

Já o Tiantuo-5, desenvolvido pela Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa, vai operar nas áreas das tecnologias de recolha de dados para navios, aviões, bóias e internet das coisas (IoT, na sigla inglesa).

O lançamento deste domingo foi a 343ª missão dos foguetões da série Longa Marcha.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!