Início » Homem absolvido de duplo homicídio na China depois de passar 27 anos na prisão

Homem absolvido de duplo homicídio na China depois de passar 27 anos na prisão

Zhang Yuhuan foi o preso vítima de erro judicial que cumpriu mais tempo de prisão na China. Cumpriu 9778 dias ou 27 anos numa cadeia da província de Jiangxi. Manteve sempre a mesma versão: que não matou dois rapazes em 1993

Contra Zhang Yuhuan havia a sua confissão de ter assassinado dois rapazes em 1993. Uma confissão forçada, veio agora a saber-se, depois de o Ministério Público ter reaberto o caso e um tribunal superior o ter absolvido do crime por falta de provas, contou a BBC.

Entretanto, Zhang passou 27 anos da sua vida na prisão. Ou 9778 dias, como se queira contar. Tem agora 52 anos.

Depois de ser libertado, Zhang Yuhan teve um encontro emotivo, cheio de abraços e lágrimas, com a sua mãe de 83 anos e com a sua ex-mulher.

A sua ex-mulher, Song Xianoyu, teve dois filhos com Zhang antes de se divorciar dele há 11 anos. Song voltou a casar mas continuou a apoiar o seu ex-marido na luta judicial com os recursos da condenação.

Zhang vai ter agora direito a uma indemnização pelos danos sofridos com o erro judicial, declarou o tribunal. O seu advogado vai estudar o valor exato dessa compensação, como anunciou ao China Daily. Mas os 27 anos que perdeu, esses, já são irrecuperáveis.

O sistema penal na China está a tentar acabar com o problema das confissões forçadas, pelo menos nos processos crime.

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!