Bolsonaro denunciado por genocídio e crime contra a humanidade -

Bolsonaro denunciado por genocídio e crime contra a humanidade

Mais de 60 sindicatos e movimentos sociais, a maioria de profissionais de saúde, pedem a condenação do presidente brasileiro por genocídio.

De acordo com a imprensa brasileira, o Tribunal Penal Internacional, com sede em Haia (Holanda), recebeu, este domingo, uma denúncia que visa tentar responsabilizar Jair Bolsonaro por ignorar orientações técnicas no que diz respeito à gestão da pandemia de covid-19 no Brasil. A denúncia, entregue por mais de 60 sindicatos e movimentos sociais em representação de mais de um milhão de profissionais de saúde, aponta “falhas graves e fatais” na resposta à crise causada pela doença no Brasil, que soma mais de 86 mil mortos e quase 2,4 milhões de infetados.

No documento de 64 páginas, pede-se que Bolsonaro seja condenado por genocídio e crime contra a humanidade, tanto por incentivar ações que aumentam o risco de proliferação do vírus como por se recusar a implementar políticas de proteção para minorias.

Leia mais em Jornal de Notícias