15,3 mil milhões de euros a fundo perdido para Portugal - Plataforma Media

15,3 mil milhões de euros a fundo perdido para Portugal

O primeiro-ministro indicou a verba que Portugal vai receber do Fundo de Recuperação. Considerou “bom” o acordo de princípio alcançado pelos líderes da UE na última madrugada, apesar de menos ambicioso que o plano original

“Acho que o acordo alcançado é um bom acordo, ficou no limite daquilo que faria que com que este fundo não fosse um fundo suficientemente robusto para responder a esta primeira fase da crise. E, na combinação entre empréstimos e subvenções, acho que ficaremos com um fundo que terá 700 mil milhões de euros. É de qualquer forma um passo histórico ser constituído um fundo desta natureza com base na emissão de dívida pela Comissão”, afirmou António Costa.

O primeiro-ministro, que falava em Bruxelas antes do início formal do quarto dia de Conselho Europeu dedicado ao plano de relançamento da economia europeia face à crise da covid-19, salientou que “algo que é importante é que, nesta redução significativa do montante global do Fundo”, a nível de transferências a fundo perdido “foi possível no essencial proteger aquilo que eram os envelopes nacionais”.

Leia mais em Diário de Notícias

Related posts
MundoSociedade

EMA revê dados de medicamento antiviral molnupiravir

MundoSociedade

Bélgica e Países Baixos principais centros europeus de tráfico de cocaína

MundoPortugal

Pandemia reduziu natalidade, especialmente em Portugal, Espanha e Itália

EconomiaPolítica

Costa confirma saída de secretária de Estado dos Assuntos Europeus do Governo

Assine nossa Newsletter