Início » Há omissões de infetados no Porto e em Lisboa

Há omissões de infetados no Porto e em Lisboa

Carla Sofia Luz

Discrepância entre dados nacionais e locais leva DGS a contactar delegados de Saúde. Autarcas do Grande Porto dizem que números da região estão errados.

Não é só na Área Metropolitana do Porto (AMP) que o número de novos casos de infeção por covid-19, reportado pela Direção Geral da Saúde (DGS), é inferior à realidade. Também há discrepâncias significativas na Grande Lisboa, região em estado de contingência onde a pandemia está em maior força. Por exemplo, em Vila Franca de Xira, a DGS dava conta anteontem de 808 doentes, quando a Unidade de Saúde Local registava 899. Uma diferença de 91 casos.

Os números não batem certo, apesar de algumas unidades de saúde garantirem que estão a fazer o registo de novos pacientes atempadamente na plataforma clínica SINAVE (que é a base de trabalho da DGS). Embora anteontem não tenha assumido a existência de erros na nota enviada à Imprensa, a DGS iniciou um trabalho que visa corrigi-los.

“Está a realizar a verificação de todos os dados com as autoridades locais e regionais de saúde”e, enquanto esse trabalho não ficar concluído (o que sucederá “nos próximos dias”), o quadro de novas infeções por concelho não será atualizado. A informação surge no rodapé do relatório de situação da DGS, publicado ontem.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!