Há omissões de infetados no Porto e em Lisboa - Plataforma Media

Há omissões de infetados no Porto e em Lisboa

Discrepância entre dados nacionais e locais leva DGS a contactar delegados de Saúde. Autarcas do Grande Porto dizem que números da região estão errados.

Não é só na Área Metropolitana do Porto (AMP) que o número de novos casos de infeção por covid-19, reportado pela Direção Geral da Saúde (DGS), é inferior à realidade. Também há discrepâncias significativas na Grande Lisboa, região em estado de contingência onde a pandemia está em maior força. Por exemplo, em Vila Franca de Xira, a DGS dava conta anteontem de 808 doentes, quando a Unidade de Saúde Local registava 899. Uma diferença de 91 casos.

Os números não batem certo, apesar de algumas unidades de saúde garantirem que estão a fazer o registo de novos pacientes atempadamente na plataforma clínica SINAVE (que é a base de trabalho da DGS). Embora anteontem não tenha assumido a existência de erros na nota enviada à Imprensa, a DGS iniciou um trabalho que visa corrigi-los.

“Está a realizar a verificação de todos os dados com as autoridades locais e regionais de saúde”e, enquanto esse trabalho não ficar concluído (o que sucederá “nos próximos dias”), o quadro de novas infeções por concelho não será atualizado. A informação surge no rodapé do relatório de situação da DGS, publicado ontem.

Leia mais em Jornal de Notícias

Related posts
MundoSociedade

Metade dos recuperados apresentam sintomas de “covid longa”

MacauSociedade

Há novas regras para quem viaje para Macau

MundoSociedade

Vírus não está controlado nem pandemia vencida, alerta OMS

Sociedade

Estudo aponta eficácia da Pfizer contra formas graves da Covid por ao menos seis meses

Assine nossa Newsletter