Início » MPLA aprovará o pacote autárquico “sem polémica” mas não tem data para eleições

MPLA aprovará o pacote autárquico “sem polémica” mas não tem data para eleições

Em entrevista à DW, o deputado João Pinto do MPLA disse que o processo de instituição do poder local em Angola está a “correr bem” e que as leis de ação autárquicas foram aprovadas por unanimidade. Falta o resto: marcar as eleições e aparecerem os candidatos

Os deputados angolanos devem debater e aprovar esta quarta feira  mais uma proposta de pacote legislativo autárquico em Angola. Desta vez vai ser a proposta de lei sobre os símbolos autárquicos de iniciativa do Governo que entrou no Parlamento em março.

Em entrevista à DW África, o deputado João Pinto do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) não se comprometeu com uma data para as eleições autárquicas, que deviam acontecer este ano, embora tenha insistido que o pacote legislativo autárquico está a ser aprovado por consenso e “sem polémica”.

UNITA acredita em eleições autárquicas ainda neste ano

Questionado sobre se há tempo, até ao final do ano parlamentar, que é em agosto, para o país ainda preparar e realizar as eleições autárquicas, o deputado João Pinto não respondeu diretamente. “Vamos aguardar só concluir o processo, que está a correr bem felizmente, quando muitos não contavam. Conseguimos aprovar a lei de ação sem polémica e acredito que ao terminarmos o Presidente da República a quem cabe neste caso, ouvindo a Comissão Nacional Eleitoral e o Conselho da República, tratar da questão”.

Para além de não haver uma data para as eleições, também não há ainda candidatos. Perante estes factos, João Pinto resguardou-se na ideia de que “as estratégias dos partidos são internas”.