Início » Crise na OMS: Trump ameaça cortar de vez financiamento e sair

Crise na OMS: Trump ameaça cortar de vez financiamento e sair

Plataforma

“Marioneta da China”, é como o Presidente dos EUA define a Organização Mundial de Saúde. Trump ameaçou terminar indefinidamente a contribuição para a OMS no prazo de 30 dias. China veio defender OMS

“Se a Organização Mundial de Saúde não se comprometer com melhorias significativas nos próximos 30 dias, tornarei a suspensão temporária de fundos à OMS permanente e reconsiderarei a nossa participação na agência”, ameaçou Donald Trump, numa carta que enviou ao diretor-geral da OMS, partilhada na sua conta na rede social Twitter.

De sublinhar que os Estados Unidos são o maior contribuinte da OMS, doando anualmente 400 a 500 milhões de dólares à organização, entre contribuições obrigatórias e voluntárias. A saída da América deixaria a Organização numa crise profunda.

Questionado sobre a ameaça dos EUA, um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Zhao Lijian, considerou que ela tem por objetivo “manchar os esforços da China no combate à epidemia” para Trump não enfrentar as suas próprias responsabilidades.

O porta-voz exortou Washington a “deixar de lançar a culpa” para a China e a concentrar-se antes a combater o novo coronavírus, cujo epicentro é neste momento nos Estados Unidos, que registam mais de 1,5 milhões de infetados e 90.000 mortes.

Na carta, com quatro páginas, o Presidente dos Estados Unidos anunciou que o seu Governo já “iniciou conversações sobre como reformar a organização” com o responsável da OMS, Tedros Adhanom, acrescentando que “não há tempo a perder” e que “é necessário atuar rapidamente”.

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!