Início » Bruxelas avançou mil milhões a Portugal, mas parte pode ser para devolver

Bruxelas avançou mil milhões a Portugal, mas parte pode ser para devolver

“Há 600 milhões de euros, que eu agradeço à Comissão Europeia, mas trata-se apenas da antecipação em dois meses” de um pagamento devido em setembro.

A Comissão Europeia aprovou este ano um pacote de liquidez na ordem dos mil milhões de euros a Portugal por causa da emergência económica decorrente das medidas para tentar estancar a pandemia da covid-19, mas parte desse dinheiro terá de ser devolvido caso não seja executado. A verba em causa é 400 milhões de euros e sobre ela “terá de haver um acerto de contas” daqui a algum tempo, revelou o ministro do Planeamento Nelson de Souza,

Numa videoconferência de imprensa organizada pelo Parlamento Europeu (PE), com a presença do ministro e dos eurodeputados Margarida Marques e José Manuel Fernandes, os dois responsáveis portugueses da equipa de negociação do PE para o Quadro Financeiro Plurianual, o governante reconheceu que “tem havido flexibilidade de recursos” da parte da Europa, mas deixou claro que isto não significa dinheiro novo. “Não é possível haver mais fundos”, declarou o ministro.

Leia mais em Dinheiro Vivo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!