Início » Líderes assinalam progresso da China

Líderes assinalam progresso da China

As autoridades superiores afirmaram o seu compromisso com a abertura e o envolvimento com o resto do mundo na véspera do 67º aniversário da nação.

Os principais líderes assinalaram a crescente abertura da China ao mundo e reafirmaram o seu compromisso com a preservação da paz no dia 30 de setembro, a véspera do feriado do Dia Nacional.

No dia 30, vários líderes, incluindo o presidente Xi Jinping e o primeiro-ministro Li Keqiang, embarcaram numa série de eventos e reuniões em Pequim, incluindo uma cerimónia de homenagem a mártires, uma grande receção e encontros com convidados estrangeiros.

Encontrando-se com alguns dos principais especialistas estrangeiros a trabalhar na China que receberam o Prémio da Amizade deste ano, Li observou que a China está pronta para dar as boas-vindas a mais profissionais de fora do país, à medida que o país se torna mais aberto e inclusivo.

O vice-primeiro-ministro Ma Kai concedeu medalhas aos 50 especialistas estrangeiros e elogiou a sua contribuição para o desenvolvimento do país durante uma cerimónia de prémios em Pequim.

Li observou que os especialistas estrangeiros na China incluem jovens e menos jovens, e a combinação do seu poder intelectual e grande experiência poderá “ajudar a dar um maior impulso ao processo de modernização da China e ao desenvolvimento e paz mundiais”.

O primeiro-ministro afirmou que a China está a oferecer uma maior abertura, inclusão e conveniência a profissionais estrangeiros excecionais, e o país irá acelerar a facilitação dos seus pedidos de autorização de residência permanente.

Li e outros também saudaram os embaixadores e enviados estrangeiros que assumem os seus novos cargos na China. Li referiu que a China se encontra dedicada à paz e desenvolvimento e irá unir esforços com outros países para “alcançar um crescimento robusto, sustentável, equilibrado e inclusivo”.

Durante a receção presenciada pelos líderes na noite do dia 30, Li, num discurso, reiterou o conceito da China de “construir a comunidade de destino comum”.

Su Ge, presidente do Instituto de Estudos Internacionais da China, observou que a diplomacia chinesa este ano demonstrou uma maior prontidão em contribuir para a governação global, incluindo a presidência da Reunião de Líderes do G20 no princípio de setembro.

“As ações concretas da China estão a mostrar ao mundo que este país é um contribuidor e um motor para a paz mundial, o desenvolvimento comum e a cooperação internacional”, afirmou Su.

Os líderes juntaram-se a veteranos, familiares de mártires e representantes de todas as esferas sociais reunidos no Monumento aos Heróis do Povo na Praça de Tiananmen.

Participaram numa cerimónia em homenagem aos heróis nacionais falecidos durante este dia anual dos mártires.

O dia 30 marcou o terceiro Dia dos Mártires na véspera do Dia Nacional desde que o órgão legislativo da China aprovou o dia 30 de setembro como o Dia dos Mártires em 2014.

Um tapete vermelho cobriu os caminhos em redor do monumento, e os presentes ofereceram flores em memória dos heróis do povo.

Este ano é também o 80º aniversário da Grande Marcha, uma famosa manobra militar realizada pelo Exército Vermelho do Partido Comunista da China no princípio da década de 30.

ZHANG YUNBI e QIN JIZE

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website