Início » PASSADOS SETE ANOS, O MUSICAL “CATS” REGRESSA A MACAU

PASSADOS SETE ANOS, O MUSICAL “CATS” REGRESSA A MACAU

 

“Cats”, a obra-prima do teatro musical, estará em cena entre 6 a 15 de março no Venetian Macau. Esta é a segunda vez que o musical chega aos palcos Macaenses, tendo sido aqui apresentado pela primeira vez em 2007. Relativamente à produção anterior, desta vez o número de atuações é maior e o espetáculo é mais longo, por isso irá certamente satisfazer os apetites dos espetadores. No evento mediático realizado no dia 3 de fevereiro vários dos atores principais do musical e membros da equipa dos bastidores estiveram em conversa com a imprensa.

A atriz Erin Cornell, que desempenha o papel de Grizabella, o diretor musical Paul White e a diretora da companhia Makayla Bishop marcaram presença no evento. Erin Cornell em conjunto com Paul White interpretou “Memory”, um dos temas clássicos do espetáculo.

De facto, em abril do ano passado, com o atual guião já finalizado, o espetáculo já tinha estado em cena durante nove meses na Coreia do Sul. Desta vez, o musical chega a Macau depois de ter terminado uma digressão em Singapura.

Durante a sessão de perguntas, falando do estatuto do musical “Cats” como um clássico do teatro e das razões pelo seu sucesso e longevidade, o diretor musical Paul White explicou que “numa peça de teatro musical, um minucioso arranjo orquestral é a mais importante condição para o sucesso.

O compositor Andrew Lloyd Webber quando escreve as suas peças reflete cuidadosamente sobre o uso de cada nota. Ao contrário da maioria dos musicais, a paisagem musical do ‘Cats’ não segue um tom central. Cada gato conta a sua própria história e são usados diferentes elementos musicais para transmitir a personalidade de cada um, transportando todo o público através dum universo felino.” A diretora Makayla Bishop acredita que o facto de o espetáculo cativar público de todas as idades também é um dos fatores do seu longo sucesso. “Cada geração pode encontrar no espetáculo o seu entretenimento particular. Para além da geração que já cultivou o gosto pelos musicais, para os mais pequenos os gatos são um elemento muito atrativo, e os mais velhos poderão reviver temas clássicos.” A atriz principal Erin Cornell (que desempenha o papel de Grizabella) quando interrogada sobre qual o maior desafio para o papel, respondeu que para além de manter a consistência da personagem é o de obter uma boa compreensão do papel.

Todas as personagens da peça são multifacetadas, e a atriz espera conseguir de um modo genuíno mostrar os diferentes aspetos e nuances das personagens que interpreta. “O musical ‘Cats’ já esteve em cena em muitos locais do mundo e todos os públicos são diferentes, mas existe uma coisa em comum: quando o espetáculo chega ao fim, todos os espetadores se levantam para oferecer uma calorosa salva de palmas. Esperamos também em Macau poder obter uma reação positiva” disse a atriz.

Ma Zhigao, Vice-presidente Sénior do Departamento de Desenvolvimento de Mercado do Sands China, comentou: “Trazer os autênticos musicais da Broadway até Macau inclui-se na estratégia do Sands China de diversificação do entretenimento. Estamos muito felizes por ter a oportunidade de acolher o ‘Cats’, o mundialmente famoso musical da Broadway, fazendo de Macau mais uma vez o foco das atenções e aumentando a sua notoriedade como centro mundial do turismo e lazer.”

 

UM SUCESSO GLOBAL

 

“Cats” pode ser qualificado como uma obra-prima do lendário mestre musical Andrew Lloyd Webber, que para além de ter composto o clássico tema “Memory” para este musical, também é o autor de numerosos outros temas de tirar o fôlego, tais como nos musicais “O Fantasma da Ópera”, “Joseph and the Amazing Technicolor Dreamcoat”, “Jesus Cristo Superstar”,”Evita” e “Starlight Express”. Nas suas peças, que incluem cenários magníficos, coreografias emocionantes e um guarda-roupa repleto de originalidade, nenhum detalhe é deixado ao acaso.

Até hoje já mais de setenta milhões de espetadores assistiram ao “Cats”. Desde a estreia, em maio de 1981, o espetáculo recebeu a aclamação da crítica, atraiu a atenção de todo o mundo e foi vencedor de vários prémios musicais a nível mundial, incluindo sete prémios Tony e Olivier por Melhor Musical e dois prémios especiais anuais. “Cats” esteve em cena no West End de Londres durante 21 anos consecutivos, sendo o musical que aí esteve durante mais tempo, e também esteve em cartaz na Broadway durante 18 anos sucessivos. Desde a sua estreia, “Cats” já pisou os palcos de 26 países, mais de 300 cidades, e já foi traduzido para 14 línguas.

A equipa do musical “Cats”, constituída pelos atores, produtores, equipa criativa e músicos da orquestra em palco, inclui mais de 60 pessoas. O musical mundialmente conhecido leva-nos a reviver as suas personagens clássicas, como o Rum Tum Tugger, o Mr. Mistoffelees, o Old Deuteronomy, a Grizabella ou o Skimbleshanks.

“Cats” é baseado numa série de poemas infantis do famoso poeta T. S. Eliot intitulada “Old Possum’s Book of Practical Cats” (1939), que descreve o grupo felino “Jellicle” e o baile que realizam todos os anos. Para agradar ao Old Deuteronomy, todos os gatos fazem uso da música e da dança para contar a sua história, na esperança de serem escolhidos para visitar um local chamado “Heaviside Layer” e começar uma nova vida. A peça também faz uso dos vários talentos de cada gato para contar uma história de amor e tolerância.

 

Wendy Wu

 

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!