Início » CONSULADO DE PORTUGAL COM PLATAFORMA ONLINE PARA REDUZIR TEMPO DE ESPERA

CONSULADO DE PORTUGAL COM PLATAFORMA ONLINE PARA REDUZIR TEMPO DE ESPERA

 

O Consulado Geral de Portugal em Macau e Hong Kong lançou esta semana uma nova plataforma informática que vai permitir reduzir o tempo de espera para renovação de documentos.

A nova plataforma foi colocada oficialmente em funcionamento pelo Secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, que se deslocou a Macau esta semana, e vai contribuir para reduzir para o prazo de 15 dias a renovação de documentos, segundo o cônsul, Vítor Sereno.

“Os cidadãos portugueses registam-se no portal cgportugal.org e passam a estar inseridos num sistema que, informaticamente, lhes permite a marcação automática da renovação do passaporte ou do cartão do cidadão”, disse.

Depois, com a inserção dos dados, “o próprio sistema permitirá o envio de mensagens de texto para telemóveis e emails de aviso quando as datas dos documentos de identificação ou viagem estão para caducar (seis meses antes), permitindo assim que os utentes possam rapidamente e em tempo útil proceder à sua renovação”.

Segundo Vítor Sereno, a nova plataforma, que pode evoluir no futuro para todos os procedimentos consulares que são realizados, possibilita “acabar com as filas no consulado, gerir melhor as marcações, encurtar os tempos de espera e ser mais eficaz e rápido no atendimento porque os dados pessoais estão registados no sistema”.

“À medida que vamos avançando e que, na prática, vamos corrigindo todos os detalhes, podemos evoluir quase para marcações ao minuto, ou seja, dizer a uma pessoa que é atendida a uma determinada hora e o tempo de espera ser quase exato”, prevê.

O registo na plataforma é feito na língua do utente e as mensagens geradas automaticamente estão adaptadas a essa escolha, explicou também o cônsul, referindo que agora ficam disponíveis as línguas portuguesa e chinesa, as oficiais em Macau.

Com cerca de 168.000 cidadãos portugueses registados, o Consulado de Portugal tem atualmente marcações até maio para casos não urgentes, situação que o sistema permitirá encurtar.

“Até maio, vamos cumprir as marcações agendadas e atender os casos urgentes como estamos a fazer até agora, mas vamos deixar de distribuir senhas presenciais a partir de fevereiro”.

O consulado perdeu 14 trabalhadores do quadro desde que Vítor Sereno assumiu funções, no final de março de 2013.

Além da nova plataforma de gestão dos atos consulares, a representação portuguesa vai lançar também a renovação do seu sítio na Internet e disponibiliza, a partir desta semana, Internet sem fios gratuitamente aos utentes nas salas de espera. Este serviço foi montado pela Companhia de Telecomunicações de Macau (CTM) a custo zero, no âmbito de um protocolo estabelecido com a empresa, e, segundo o cônsul, a contrapartida é publicidade à companhia.

O CEO da CTM, Vandy Poon, indicou, citado em comunicado, que esta situação vai permitir à empresa expandir a sua cobertura de Internet sem fios na cidade, qu conta já com cerca de 500 hotspots, e facilitar o desenvolvimento dos serviços do Consulado através da sua rede de fibra ótica.

 

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!