Início Uncategorized MULHERES BRASILEIRAS CHEGAM MAIS LONGE DO QUE AS PORTUGUESAS

MULHERES BRASILEIRAS CHEGAM MAIS LONGE DO QUE AS PORTUGUESAS

 

Entre 5 e 10% dos cargos de CEO (Chief Executive Officer) em empresas brasileiras são ocupados por mulheres, mas este número desce para menos de 5% em Portugal. 

 

Segundo um estudo divulgado esta semana pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), no acesso a este tipo de cargos as mulheres portuguesas emparceiram com as chilenas, indianas e japonesas, enquanto o Brasil está no mesmo patamar de China, Itália, México e Espanha.

Em todo o mundo, em média, apenas 5% dos postos de chefia de empresas e de CEO são ocupados por mulheres, Os melhores desempenhos foram registrados na Finlândia, na Noruega, no Reino Unido e na Suécia com mais de 20%.

“A boa notícia é que houve um certo avanço na participação das mulheres em posição de direção e gestão e chefia das empresas. Essa pesquisa realizada pela OIT em 108 países, mostra que em 80 países houve crescimento significativo da liderança feminina nas empresas. Em 34 países, o crescimento foi superior a 7%. Entretando, a má notícia é que esse crescimento ocorreu principalmente nas posições intermediárias de chefia. A quase totalidade das empresas no mundo continua sendo presidida por homens”, referiu o brasileiro Vinicius Pinheiro, vice-diretor do escritório da OIT em Nova Iorque.

O estudo da OIT revela que “a menos que ações sejam tomadas imediatamente, serão necessários 100 ou 200 anos para que seja alcançada uma paridade em relação aos altos cargos”.

 

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!