João Francisco Pinto, diretor de Informação e Programas dos Canais Portugueses da Teledifusão de Macau (TDM), foi recentemente eleito em Istambul presidente do News Group da Asia Pacific Broadcasting Union (ABU) Asiavision, plataforma que reúne cerca de 30 estações televisivas asiáticas.
“É algo que me deixa muito honrado do ponto de vista pessoal, por reconhecer o trabalho que tenho desenvolvido ao longo dos últimos seis anos em que tenho participado nas reuniões do News Group e reflete ainda o reconhecimento da importância da TDM no panorama das televisões da Ásia”, disse João Francisco Pinto, o primeiro português e o primeiro representante de Macau a ocupar o cargo, em declarações ao Plataforma Macau.
O News Group é o órgão executivo que faz a gestão da Asianvision, a equivalente asiática à Eurovisão, tratando-se de uma plataforma de troca de notícias e reportagens entre várias estações de televisão da região Ásia Pacífico, tendo como membros duas estações de territórios de língua portuguesa, a TDM e a RTTL de Timor-Leste.
João Francisco Pinto foi eleito por unanimidade, durante uma reunião em Istambul, por mais de 50 representantes da plataforma televisiva, para cumprir um mandato de três anos, durante o qual pretende “aumentar o número de televisões que fazem parte da Asianvision”, conseguindo nomeadamente a integração no grupo de estações de países ainda não representados como o “Paquistão, Filipinas e Nova Zelândia”. Outra das metas do novo presidente passa por “aumentar o número e qualidade das histórias com que as estações de televisão contribuem”, sendo registada atualmente uma troca média diária de 30 notícias, acrescentou.
O News Group tem ainda a seu cargo a definição de ações de formação para os seus membros e assessoria técnica.
A ABU vai realizar este ano, quando assinala meio século de existência, a assembleia-geral em Macau, no final do mês de outubro, de acordo com João Francisco Pinto.
O japonês Kenji Kohno, da NHK, e o coreano Lee Jae-kang, da KBS, foram eleitos vice-presidentes do News Group da Asiavision.
Patrícia Neves
Este artigo está disponível em: 繁體中文