Início » OMS alerta que surto de Ébola na RDC avança mais depressa do que os anteriores. Saiba onde está o risco de propagação

OMS alerta que surto de Ébola na RDC avança mais depressa do que os anteriores. Saiba onde está o risco de propagação

A OMS voltou a alertar para a rápida expansão do surto de Ébola na República Democrática do Congo (RDC). Mais de 2.300 pessoas morreram e já foram registados casos no Uganda

AFP

O surto de Ébola na República Democrática do Congo (RDC) está a avançar mais rapidamente do que qualquer epidemia anterior da doença e corre o risco de se espalhar para outros países, alertou esta terça-feira o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Temos de ser francos: a epidemia está longe de estar controlada”, afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus numa reunião de emergência sobre o surto. “Começou com uma grande vantagem e continuamos a tentar recuperar o atraso.”

As declarações surgiram depois de a RDC ter anunciado na segunda-feira que o surto já provocou mais de 2.300 mortos entre cerca de 5.000 casos, tornando-o o mais mortífero da história do país.

Declarado a 15 de maio, o 17.º surto de Ébola na RDC já se encontraria em propagação há várias semanas nessa altura. O surto atingiu regiões do norte e do leste do país onde a presença do Estado é limitada, as infraestruturas de saúde são escassas e vários grupos armados atuam há décadas.

Leia também: Ébola poderá ter circulado meses sem ser detetado na RDC. O que está a dificultar a resposta

Esta terça-feira realizou-se a segunda reunião do comité de emergência da OMS desde que, a 17 de maio, declarou o surto uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional – o segundo nível de alerta mais elevado da organização. Ainda não era claro quando o comité divulgaria as suas recomendações.

Atualmente, a agência de saúde das Nações Unidas classifica o risco para a saúde pública como “muito elevado” a nível nacional na RDC, “elevado” no Uganda e nos restantes países vizinhos, e “baixo” no resto de África e do mundo.

Até ao momento, foram registados casos em seis províncias da RDC, incluindo zonas próximas da fronteira com o Sudão do Sul, bem como no vizinho Uganda.

“O risco de uma maior propagação nacional e internacional continua elevado”, alertou Tedros. “Está a avançar mais depressa do que qualquer surto anterior de Ébola”, afirmou, segundo uma transcrição das suas declarações.

O surto registado na RDC entre 2018 e 2020, anteriormente considerado o mais mortífero da história do país, provocou 2.299 mortos entre 3.381 casos confirmados, segundo dados da OMS baseados em informações congolesas.

O surto de Ébola mais mortífero de sempre ocorreu na África Ocidental entre 2013 e 2016, causando mais de 11.300 mortos, sobretudo na Libéria, Serra Leoa e Guiné.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website