Início » ITALIANO LIDERA GRUPO DE LUSITANISTAS

ITALIANO LIDERA GRUPO DE LUSITANISTAS

O italiano Roberto Vecchi, professor associado de Literatura Portuguesa e Brasileira na Faculdade de Língua e Literatura da Universidade de Bolonha, foi eleito presidente da Associação Internacional de Lusitanistas (AIL) no congresso que encerrou na última semana no Mindelo (São Vicente).

Roberto Vecchi substitui Elias Torres, da Universidade de Santiago de Compostela, que desde 2011, altura em que foi eleito no 10.º congresso, em Faro (sul de Portugal), assumia os destinos da instituição que fomenta o estudo da língua, a cultura e a literatura dos países de língua portuguesa.

O novo presidente da AIL tem agora três anos, correspondentes a um mandato, para “transformar o potencial da associação em atos” e fazer da AIL uma “associação de estudiosos”. O congresso juntou cerca de duas centenas de investigadores de 83 universidades de 15 países, que apresentaram cerca de 130 comunicações sobre as mais variadas temáticas, da Literatura à História, do Direito à Psicologia, passando pela Música, pelo Cinema e pelas Artes.

No congresso participaram académicos ligados à área das ciências humanas e sociais, apresentando estudos na cultura, linguística, literatura teatro, cinema, música, artes plásticas, geografia, história, antropologia, comunicação e média, ciências políticas, direito, economia, turismo e sociologia.