A Noruega, a Suécia e a Finlândia estão a aconselhar os seus habitantes a prepararem-se para lidar para a eventualidade de uma guerra ou de outras crises inesperadas, avança a BBC. A proteção civil norueguesa e finlandesa distribuíram recentemente panfletos com recomendações e, esta segunda-feira, milhões de suecos vão começar a receber cópias de um panfleto que aconselha a população sobre como se preparar e lidar em caso de guerra ou outras crises.
Os panfletos “If crisis or war comes” (“Se crises ou a guerra chegarem”) foram atualizados e têm agora o dobro do tamanho relativamente aos avisos divulgados há seis anos. O ministro sueco da Defesa Civil já tinha avisado que o mundo está diferente e a guerra poderia chegar ao país. Por isso, a informação foi atualizada, no caso de crise ou guerra na Suécia.
Uma das recomendações mais importantes é ter comida e água potável para pelo menos três dias. Na lista de alimentos, estão batatas, couves, cenouras, ovos, latas de molho à bolonhesa e sopas de mirtilo e rosa-mosqueta. Outra mensagem que ganha destaque nos novos panfletos é a de que a Suécia nunca vai render-se, caso seja atacada por outro país. “Se a Suécia for atacada por outro país, nunca desistiremos. Todas as informações no sentido de que a resistência deve cessar são falsas”, lê-se nos folhetos.
Leia mais em TSF