Macau encontra-se entre dois sistemas tropicais, mas deverá escapar aos efeitos mais significativos. O ciclone tropical Narra aproximava-se esta terça-feira da Península de Leizhou, a cerca de 350 quilómetros de Macau, enquanto o tufão Gaenari atingia terra na província de Fujian. Os Serviços Meteorológicos e Geofísicos (SMG) consideram baixa a probabilidade de Macau ser directamente afectada, embora estejam previstas trovoadas ao longo da semana.
O principal sistema em aproximação é o ciclone tropical Narra, que se desloca na região do Golfo de Tonquim em direcção à costa do sul da China.
Os dados mais recentes dos SMG colocavam o centro de Narra a cerca de 560 quilómetros a oeste-sudoeste de Macau na manhã de segunda-feira. O sistema apresentava características de tempestade tropical e registava ventos máximos sustentados de cerca de 80 quilómetros por hora.
A previsão aponta para uma aproximação à Península de Leizhou, mas a trajectória deverá manter o centro da tempestade suficientemente afastado de Macau para reduzir o risco de impacto directo.
Leia mais: Tempestade Chan-hom atravessa Japão após atingir Tóquio. Fenómeno ocorre após passagem do tufão Golfinho
Ainda assim, a circulação associada ao sistema deverá contribuir para condições meteorológicas instáveis na região. Apesar da reduzida probabilidade de impacto directo, os SMG prevêem a continuação de períodos de chuva e trovoada em Macau.
A presença de sistemas tropicais nas proximidades pode provocar alterações rápidas das condições meteorológicas, sobretudo através do aumento da nebulosidade, da precipitação e das rajadas de vento.
Os serviços meteorológicos mantêm, por isso, a recomendação para que a população acompanhe as actualizações oficiais, sobretudo perante alterações na trajectória ou na intensidade do ciclone.