Início » Eleições para Comissão Eleitoral do Chefe do Executivo marcadas para 11 de Agosto

Eleições para Comissão Eleitoral do Chefe do Executivo marcadas para 11 de Agosto

As autoridades de Macau deram hoje início ao processo para a escolha do chefe do Governo local, com a marcação para 11 de agosto das eleições dos membros da Comissão Eleitoral.

O Chefe do Executivo, Ho Iat Seng, nomeou ainda o presidente e os membros da Comissão de Assuntos Eleitorais do Chefe do Executivo (CAECE), de acordo com um despacho publicado no Boletim Oficial do território.

A juíza do Tribunal de Última Instância Song Man Lei foi nomeada presidente da CAECE, que integra ainda o procurador-adjunto do Ministério Público Mai Man Ieng, o juiz presidente do Tribunal Coletivo dos Tribunais de Primeira Instância, Seng Ioi Man, a diretora dos Serviços de Administração e Função Pública, Ng Wai Han, e a diretora do Gabinete de Comunicação Social, Inês Chan Lou.

O Chefe do Executivo em Macau é eleito por uma Comissão Eleitoral composta por 400 membros provenientes de quatro setores, e nomeado por Pequim. O mandato tem a duração de cinco anos.

A Lei Básica define os quatro setores da sociedade como: industrial, comercial e financeiro; cultural, educacional, profissional; do trabalho, serviços sociais, religião; representantes dos deputados à Assembleia Legislativa e dos membros dos órgãos municipais, deputados de Macau à Assembleia Popular Nacional chinesa e representantes dos membros de Macau no Comité Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês.

O mandato dos membros da CAECE termina a 31 de dezembro de 2028.

Plataforma com Lusa

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!