Início » Turismo prevê dois milhões de visitantes internacionais

Turismo prevê dois milhões de visitantes internacionais

Desde o dia 6 deste mês de Março, Xi’an e Qingdao foram adicionadas à lista de cidades da China continental abrangidas pelo Esquema de Visto Individual para Hong Kong e Macau. Cheng Wai Tong, vice-diretor da Direção de Serviços e Turismo (DST), afirmou que, até ao último dia 9, o número total de visitantes de Xi’an e Qingdao aumentou em 1,5; 10 por cento, respetivamente. Estas duas cidades registam a maior população e o maior poder de consumo das respetivas províncias. A DST planeia visitar ambas as cidades, ainda este mês, para explorar formas de promover em conjunto a implementação da política de vistos individuais, atraindo novos visitantes a Macau. O Turismo afirmou que o número de visitantes internacionais, no ano passado, atingiu metade do nível pré-pandémico; assumindo que espera, para 2024, 60 a 70 por cento desse valor; ou seja, mais de 2 milhões de turistas internacionais.

Tendo o aumento de visitantes oriundos dos mercados internacionais, no ano passado não foi tão rápido quanto o número de visitantes vindos da China continental e de Hong Kong, a DST já afirmou que as promoções deste ano estão sobretudo direcionadas para fontes de visitantes no exterior. Coincidindo com o 25.º aniversário do estabelecimento da RAEM, este ano, a DST lançou o programa de promoção de viagens ‘My Treats for You’, especialmente direcionado para viajantes internacionais de fora da Grande China. Já distribui também 250.000 ofertas em passagens aéreas, transporte transfronteiriço, hotéis, alimentação e bebidas, descontos em diversões e bilhetes de espetáculo; e até transportes para clientes de viagens de cruzeiro, que passem por Hong Kong, visitarem Macau. A DSJ segue a estratégia de utilização de vários canais e métodos para atrair viajantes que experimentem a oferta “Turismo Plus”, captando mais visitantes internacionais, promovendo a economia e o turismo.

Durante um evento no último domingo, Cheng afirmou que o roadshow e o seminário promocional que organizou em Tóquio haviam sido bem scedidos, tendo mais de 160 organizações locais de comércio e de viagens participado do seminário, coberto por mais de 40 meios de comunicação locais. A DST continuará com este modelo de promoção em Singapura, Malásia, Tailândia, Indonésia e Coreia do Sul, esperando com isso afetar positivamente o comércio de viagens local, e o público ‘offline’, para além de várias promoções “online” que incluem descontos em transportes e refeições. Ao mesmo tempo, a DST vai cooperar com agências de viagens e associações em Espanha e Portugal, convidando o comércio de viagens e os meios de comunicação nos mercados-alvo definidos a visitar Macau para introduzir as atrações turísticas mais recentes da cidade.

Por fim, o Turismo também espera aproveitar as vantagens do Terminal de Cruzeiros de Hong Kong e continuar a cooperar com a indústria de cruzeiros para oferecer descontos em bilhetes de ferry e autocarro; promovendo ainda o património cultural e a culinária de Macau para atrair cada vez mais viajantes internacionais.

Artigo publicado no âmbito da parceria com o Macau Daily News

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!