Início » Estrutura principal da Quarta Ponte Macau-Taipa concluída

Estrutura principal da Quarta Ponte Macau-Taipa concluída

A estrutura principal da Quarta Ponte Macau-Taipa foi concluída na noite do dia 12 de Março, anunciou a Direção de Serviços e Obras Públicas

Nelson Moura

Com um custo total de mais de 5,27 mil milhões de patacas e um prazo de construção de 1.098 dias úteis, a construção esteve a cargo do consórcio Companhia de Construção e Engenharia Omas, Limitada, China Railway Construction Bridge Engineering Bureau Group Co., Ltd. e da China Civil Engineering Construction Corporation.

A data de conclusão da obra estava inicialmente prevista para janeiro deste ano, mas foi concluída apenas este mês. Segundo as autoridades, desde o início da construção da ponte em 26 de março de 2020, a obra sofreu dificuldades, tais como a ocorrência da pandemia, mau tempo, complexidade das condições geológicas, restrições à navegação aérea, entre outros fatores desfavoráveis.

O ponto de partida da Quarta Ponte Marítima Macau-Taipa localiza-se no lado leste da Zona A dos Novos Aterros Urbanos, fazendo ligação com a ilha artificial do posto fronteiriço da ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau, passando sobre o canal do porto exterior e o canal de Macau e finaliza na Zona E1 dos Novo Aterros Urbanos.

A ponte, terá uma linha principal com um total de 3,085 quilómetros, com o troço acima do mar de cerca de 2,9 quilómetros de comprimento, será composta por dois vãos de navegação marítima com 280 metros de extensão, e está projetada para ter oito faixas de rodagem nos dois sentidos, sendo que duas delas, no centro, servirão de faixas exclusivas para motociclos.

Para a quarta ponte star em condições para circulação de tráfego, várias empreitadas de obras de construção da rede viária na periferia dos pontos de partida e de chegada da ponte terão ainda de ser concluídas até ao fim de março, incluindo o Eixo Leste da Zona A, a Ligação do Posto Fronteiriço na Ilha Artificial, a Ligação de Pac On e a Ligação da Avenida Wai Long.

‘A conclusão da Quarta Ponte Marítima Macau-Taipa, poderá atenuar eficazmente a pressão de trânsito nas atuais três pontes, aumentar a capacidade de circulação rodoviária entre Macau, a Taipa e Coloane, articulando também as necessidades de trânsito devido ao desenvolvimento da Zona A dos Novos Aterros Urbanos’, indicou a DSOP.

O tabuleiro da ponte também dotado de espaços para a instalação das canalizações, tais como cabos elétricos de alta tensão, condutas de gás combustível, tubagens de água da torneira, de água reciclada e de água para uso de bombeiros, bem como de telecomunicações, etc., sendo infraestruturas críticas para favorecer o desenvolvimento das Zonas A e E dos Novos Aterros Urbanos.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!