Início » Morreu Akira Toriyama, criador de ‘Dragon Ball’, aos 68 anos

Morreu Akira Toriyama, criador de ‘Dragon Ball’, aos 68 anos

O criador dos banda desenhada e desenhos animados "Dragon Ball", o japonês Akira Toriyama, faleceu aos 68 anos, anunciaram nesta sexta-feira (8) a sua editora e estúdio de produção.

Originalmente publicado em 1984, “Dragon Ball” é uma das franquias de manga mais vendidas de todos os tempos e deu origem a inúmeras séries de anime, filmes e jogos de vídeo.

Toriyama faleceu em 1 de março devido a uma “hematoma subdural aguda” – um coágulo sanguíneo no cérebro – conforme declarado na conta oficial de “Dragon Ball” no X, anteriormente Twitter.

“Afirmamos com profundo pesar que ele tinha ainda várias obras em processo de criação,” declarou o Bird Studio de Toriyama, elogiando o “grande entusiasmo” do artista. “Ele teria alcançado muitas mais coisas. No entanto, deixou para este mundo muitos títulos de mangá e obras de arte”, acrescentou a declaração.

“Esperamos que o único mundo de criação de Akira Toriyama continue a ser amado por todos durante muito tempo.” “Dragon Ball” conta a história de um rapaz chamado Son Goku, que recolhe bolas mágicas contendo dragões para ajudá-lo e aos seus aliados numa luta para proteger a Terra de inimigos malignos.

Toriyama já era famoso pelo seu mangá de comédia “Dr. Slump” no início dos anos 1980 quando criou “Dragon Ball”, inspirado em filmes de kung fu de estilo chinês. Na década de 1990, surgiu o adorado desenho animado “Dragon Ball Z”, e Toriyama também fez parte da equipa de design dos imensamente populares jogos “Dragon Quest”.

No entanto, nem todos os spin-offs foram um sucesso, com o filme live-action “Dragonball Evolution” (2009) fracassando nas bilheteiras e recebendo críticas severas. A editora Shueisha, cuja revista “Shonen Jump” serializou os quadrinhos de “Dragon Ball”, expressou em declaração profundo pesar pela notícia repentina do falecimento de Toriyama.

Eiichiro Oda, criador da famosa franquia de mangá “One Piece” do Japão, afirmou em declaração que a morte de Toriyama foi “demasiado cedo” e deixou “um legado difícil de igualar”. “O pensamento de nunca mais o encontrar… Sinto-me sobrecarregado de tristeza”, disse Oda.

Plataforma com AFP

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!