Início Eleitos Uma solução mutuamente benéfica para desenvolver o turismo

Uma solução mutuamente benéfica para desenvolver o turismo

Che Sai Wang, Associação dos Trabalhadores da Função Pública de Macau (atfpm)

À medida que o turismo em Macau está a prosperar, os concertos tornaram-se uma das opções de entretenimento mais populares na cidade, atraindo pessoas de todo o mundo. No entanto, a realização de concertos de grande escala em áreas residenciais densamente povoadas tem causado descontentamento entre os moradores devido ao ruído. A recente atuação de uma banda coreana no Estádio de Macau gerou um intenso debate. O nosso escritório recebeu inúmeras reclamações de moradores que suportaram uma semana de poluição sonora antes do espetáculo. Com o concerto a ser realizado ao “ar livre”, o ruído dos preparativos e ensaios foi amplificado, afetando mais de uma dúzia de edifícios. Os residentes descreveram que o som abalou todas as divisões e vidros, mesmo com as janelas fechadas ou medidas de isolamento sonoro. Os moradores suportaram o ruído durante o dia, tarde e noite, por vezes até às 3 da manhã.

Além disso, muitos internautas questionaram a eficácia da Lei de Prevenção e Controlo do Ruído Ambiental, que não impôs inspeções rigorosas e penalidades neste caso. Para facilitar o concerto, as autoridades implementaram controlo de tráfego em torno do Estádio e da Rua de Cunha. Muitos lugares de estacionamento foram encerrados, várias paragens de autocarro suspensas e algumas estradas e viadutos temporariamente fechados. A estação de metro também foi temporariamente encerrada, causando significativos incómodos aos residentes e perturbando a sua rotina.

Enquanto apoiamos as atividades de organizações privadas, o Governo da RAEM também deve considerar as necessidades diárias dos seus cidadãos. Cada cidade turística enfrenta o desafio de equilibrar o turismo, atividades culturais e de entretenimento com a qualidade de vida dos residentes. Isso exige uma comunicação eficaz entre o Governo, o público e os organizadores de eventos, para minimizar os impactos negativos na vida quotidiana.

Em primeiro lugar, ao aprovar locais para eventos de grande escala, o Governo deve considerar o impacto nos residentes próximos e fornecer aos organizadores sugestões adequadas de locais para a realização. Em segundo lugar, um plano de gestão de tráfego conveniente deve ser implementado para garantir a mobilidade dos residentes e proporcionar transporte rápido.
Em terceiro lugar, o Governo deve colaborar com os organizadores para prever a afluência e desenvolver planos de contingência. Em caso de eventos simultâneos no mesmo local, devem ser preparados planos de transporte eficientes para dispersar rapidamente as multidões.

Por último, deve ser estabelecido um mecanismo eficaz de comunicação pública para abordar preocupações e feedback do público, garantindo que os eventos não perturbem excessivamente a vida dos residentes. Esta abordagem visa alcançar um equilíbrio dinâmico, beneficiando tanto os residentes como as empresas, e melhorando a reputação de Macau como um centro turístico e de entretenimento.

Associação dos Trabalhadores da Função Pública de Macau

Tags: Che Sai Wang

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!