Início » Pontos em comum

Pontos em comum

Guilherme Rego*

Inaugurámos o “Plataforma Talks” esta terça-feira, com o tema “Promover Macau através de Redes Media Internacionais”. Para falar do assunto, convidámos João Francisco Pinto, diretor de informação da TDM – canais de língua portuguesa e inglesa – e Kevin Ho, acionista da Global Media, grupo que detém marcas portuguesas de renome como o JN, TSF, DN, entre outras.

Focados naquilo que é a crescente divisão no mundo, e a dificuldade que esse contexto emprega numa estratégia de internacionalização, não só de Macau, mas da China, ambos explicaram aquilo que é preciso incutir nos media para mudar o panorama atual. Se é verdade que o tratamento de informação tem força suficiente para dividir pessoas, a verdade é que também tem força para as unir. E é nessa objetiva que os media de Macau, entre a China e os Países de Língua Portuguesa, têm a missão de ligar estes povos.

Essa narrativa em nada descura a deontologia da comunicação social. Há discórdia, há crítica – e tem de se aprender a lidar com isso dos dois lados. Mas também há fatores que nos unem, muito ofuscados por os que nos dividem. Esses só podem ganhar força quando pararmos de sobrepor realidades.

É preciso encontrar o espaço para o diálogo construtivo, de conhecimento das partes. Um jornalista português, um empresário chinês, que certamente discordam em muito, concordam no rumo a seguir. Tratando as posições da China e do resto do mundo com a sabedoria e o respeito que merecem, abre-se caminho para o respeito mútuo. O mundo é plural, sempre o será. Mas a vontade de crescer alinha interesses.

Macau percebe estas realidades distintas e, não só nos media, mas também na governação, tem de haver coragem para assumir que somos diferentes, porque não há nada de mal nisso.

*Diretor-Executivo do PLATAFORMA

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!