Início » Importações e exportações de Guangdong para Macau disparam face ao ano passado

Importações e exportações de Guangdong para Macau disparam face ao ano passado

O volume das exportações e importações de Guangdong para Macau atingiram mais de 14 mil milhões de renminbis (RMB) entre janeiro e novembro de 2023. Entre as mercadorias que chegam à RAEM, destacam-se os produtos de energia renovável, como veículos elétricos e painéis solares, que aumentaram mais de 150 por cento em comparação com 2022

Nos primeiros 11 meses de 2023, as importações e exportações de Guangdong para Macau atingiram 14.04 mil milhões de RMB. Só em novembro, o volume de importações e exportações ascendeu a 1.38 mil milhões de RMB, um aumento de 4,3 por cento, de acordo com as últimas estatísticas publicadas pela Administração Geral das Alfândegas da República Popular da China (GACC).

Entre as mercadorias que Guangdong exportou para Macau, os produtos de energias renováveis, tais como veículos elétricos, baterias de lítio e painéis solares, registaram um aumento de 154,9 por cento em comparação com o mesmo período do ano passado. A exportação de veículos elétricos e de painéis solares aumentou 165 e 456 por cento, respetivamente.

Desde que a política “Rumo ao Norte para Viaturas de Macau” entrou em vigor, a 1 de janeiro de 2023, os residentes de Macau têm-se candidatado ativamente e têm entrado e saído do Interior da China. Até novembro deste ano, os veículos de Macau atravessaram a fronteira mais de um milhão de vezes. Esta política tornou muito mais conveniente para os residentes de Macau efetuar viagens de negócios de curta duração, estudar, trabalhar, viver ou viajar no interior da China.

As autoridades aduaneiras de Guangdong e Macau têm vindo a trabalhar em estreita colaboração para alinhar os regulamentos e mecanismos de inspeção e quarentena dos produtos agrícolas e alimentares. De janeiro a novembro, o volume de exportação de produtos agrícolas de Guangdong para Macau foi de 2.48 mil milhões de RMB, um aumento de 45,3 por cento em comparação com o mesmo período do ano passado, representando 18,1 por cento do total das exportações. Além disso, a importação de produtos agrícolas de Macau aumentou 137,9 por cento.

Atualmente, existem dois portos transfronteiriços entre Guangdong e Macau onde o regime de e-lock único está em vigor. São estes o porto terrestre de Zhuhai da ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau e o porto de Hengqin. Estes dois portos aumentaram a eficácia da travessia das fronteiras.

O regime de e-lock único é um projeto de cooperação entre as alfândegas de Guangdong e de Macau destinado a promover o desenvolvimento da zona da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau (GBA).

Com uma única fechadura eletrónica aduaneira com funções de posicionamento por satélite, as alfândegas de ambos os locais podem monitorizar todo o percurso dos veículos com mercadorias transfronteiriças. Isto permite-lhes atravessar as fronteiras sem entraves e minimizar a inspeção pelas alfândegas de ambos os locais. Este sistema pode acelerar o fluxo de mercadorias, reduzir o tempo de transporte para as indústrias e aumentar a competitividade.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!