Início Publicações Corporativas “Iluminar Macau 2023″ começa em Dezembro

“Iluminar Macau 2023″ começa em Dezembro

Organizado pela Direcção dos Serviços de Turismo (DST), o “Iluminar Macau 2023” vai decorrer entre 2 de dezembro de 2023 e 25 de fevereiro de 2024.

Plataforma Studio

TurismoTurismoTurismo

Sob o tema “Passeio Deslumbrante”, e em colaboração com seis grandes empresas de turismo e lazer integrado, o evento terá lugar na Península de Macau, Taipa e Coloane, apresentando uma série de instalações luminosas, instalações interactivas e espectáculos de vídeo mapping românticos e coloridos, que iluminarão a cidade com deslumbrantes projecções de luz, criando um parque de diversões nocturno único, para promover o turismo comunitário e a economia nocturna.

Evento prolongado para celebrar a passagem de ano e outras festividades

No seu discurso numa conferência sobre o evento realizada hoje (dia 24), a directora da DST, Maria Helena de Senna Fernandes, referiu que o mês de Dezembro está a chegar, com uma série de feriados. O “Iluminar Macau 2023” abrange várias festividades importantes, tais como o Dia Comemorativo do Estabelecimento da Região Administrativa Especial de Macau, Solstício de Inverno, Natal, Véspera de Ano Novo, Ano Novo Lunar, Dia dos Namorados, dia de “Todos os Aniversários” e Festival das Lanternas. O evento, com uma duração de perto de três meses, visa criar uma experiência de projecção de luz imersiva em várias zonas da cidade através da integração intersectorial do “turismo +”, promovendo o desenvolvimento do turismo comunitário e da economia nocturna.

Sete zonas iluminadas para promover a economia comunitária

O evento “Iluminar Macau 2023” abrange sete zonas: Zona Central, Praia do Manduco, Praia Grande, NAPE, Zona Norte, Taipa e Coloane, num total de 34 locais, onde serão instalados 36 dispositivos de luz, 20 dispositivos interactivos e três locais de projecção de vídeo mapping. As instalações luminosas e interactivas irão chegar, faseadamente, a diferentes zonas da comunidade com o evento a espalhar-se pelas ruas e ruelas da cidade, com vista a atrair os residentes e visitantes a passearem e consumirem nos diversos bairros comunitários, beneficiando as pequenas e médias empresas.

Temas coloridos iluminam toda a cidade

Temas coloridos iluminam toda a cidade

O “Iluminar Macau 2023” mostra o encanto cultural e turístico de Macau através da integração intersectorial do “turismo +”, numa combinação de arte pública e tecnologia inovadora. Os subtemas das diversas zonas são: “Blooming Splendor” na Zona Central, “Light Up! Porto-A-Ma” na Barra, “Dancing Butterflies and Blooming Wonders” na Zona da Praia Grande, “Travel Around the Universe” na Zona de Aterros do Porto Exterior, “Joyful Journey” na Zona Norte, “Fantasy Fairyland” na Taipa e “Coloane Ambassadors” em Coloane.

Em torno dos temas, serão apresentadas instalações luminosas e interactivas, permitindo aos residentes e visitantes experienciarem um “luminoso parque de diversões” em Macau. As instalações estão abertas entre as 19h00 e as 22h00 durante o período do evento.

Cooperação com empresas de lazer para trazer equipas internacionais

As seis empresas de turismo e lazer integrado de Macau, parceiras do evento, são responsáveis pela concepção e planeamento de instalações que irão criar experiências únicas de turismo cultural nocturno para todas as zonas da cidade, incluindo: na Zona Central pela SJM Resorts, na Zona da Praia do Manduco pela MGM, na Praia Grande pela Wynn Resorts (Macau), no ZAPE pela Galaxy Entertainment Group, na Taipa pela Melco Crown Entertainment, em Coloane pela Sands China, enquanto a Zona Norte é coordenada pela DST.

As concepção das instalações das diversas zonas contam com a participação de equipas criativas provenientes do Interior da China, Hong Kong, Macau, Reino Unido e Japão, mostrando as características da diversidade de mistura de culturas das várias zonas de Macau.

Equipas locais+ Cidades Criativas de Design apresentam espectáculo de vídeo mapping

Os espectáculos de vídeo mapping do “Iluminar Macau 2023” terão lugar no Largo do Centro de Ciência de Macau, no Largo dos Bombeiros na Taipa (na fachada do Restaurante Cozinha Pinocchio) e na Igreja de S. Francisco Xavier em Coloane. Os espectáculos serão apresentados por equipas de Seul, Coreia do Sul, e Wuhan, China, ambas Cidades Criativas da UNESCO em Design, bem como por grupos locais de Macau, monstrando a atracção da cooperação intersectorial em Macau como Cidade Criativa, contribuindo simultaneamente para o desenvolvimento conjunto do “turismo + indústrias culturais e criativas”.

Os espectáculos de vídeo mapping na Praça do Centro de Ciência de Macau e no Largo dos Bombeiros, na Taipa, terão lugar diariamente entre as 19h00 e as 21h30, com projecção a cada 30 minutos, e cada exibição durará cerca de oito minutos. O espectáculo de vídeo mapping na Igreja de São Francisco Xavier, em Coloane, terá lugar nos dias 2 a 30 de Dezembro de 2023, entre as 20h30 e as 21h30 (não haverá espectáculos nos dias 24 e 31 de Dezembro, devido a actividades na igreja), e entre 1 de Janeiro e 25 de Fevereiro de 2024, entre as 21h00 e as 21h30, de 15 em 15 minutos, com uma duração de cerca de oito minutos.

Tirar fotografias para troca por lembranças e sorteio

Os participantes que tirarem fotografias nos locais das actividades, colocarem a hashtag #2023幻彩耀濠江 ou #lightupmacao2023 ou #ilumninarmacau2023 quando partilharem as suas experiências nas redes sociais, e reunirem 20 “likes”, poderão obter um presente nos postos de informações do evento.

O público também pode levantar os seus bilhetes postais nos postos de informações, para carimbar nas instalações mais emblemáticas nos diferentes locais de exibição nas diversas zonas da cidade, e obter um suporte de telemóvel mediante reunião de carimbos nas sete zonas de recolha de carimbos, bem como participar num grande sorteio. Devido ao número limitado de ofertas, as mesmas serão distribuídas até esgotarem.

O evento inclui também o jogo online “Em Busca do Passeio Deslumbrante”. Para participar, basta navegar na página electrónica do “Iluminar Macau 2023” (https://lum.macaotourism.gov.mo), finalizar o jogo online e um inquérito, para poder também participar num grande sorteio.

Promoção interactiva em mini-programa no WeChat

A DST irá também lançar um mini-programa do “Iluminar Macau 2023” na “Zona Interactiva da DST” no WeChat, com informações sobre o tema, o roteiro e o programa das actividades deste ano. Vários jogos interactivos serão lançados sucessivamente na zona interactiva, incluindo “Minha Memória Colorida”, “Brilho com Macau”, “Porta Arbitrária Sinfónica”. Através de uma forma interactiva e interessante, as iniciativas pretendem atrair os utilizadores a participar mais tanto online como de forma presencial, conhecendo o conteúdo das actividades apelativas do “Iluminar Macau 2023” e aumentando a adesão dos residentes e visitantes.

Actividades de extensão para atrair visitantes para zonas comunitárias

Aproveitando a realização do evento “Iluminar Macau 2023”, a DST apoia associações no lançamento de actividades inovadoras de extensão, incluindo “LightUp! F’Art for U”, “Iluminar o Paraíso de Gelo e Neve” e “Luminescent Night at Travessa do Armazém Velho 2023”. Por outro lado, durante o mesmo período, decorrerão as actividades “Creative Camp Marketplace” e “Colourful Christmas Carnival Coloane Winter Craftsman Market”, permitindo aos residentes e visitantes explorarem os elementos do “turismo +” únicos das diversas zonas de Macau, enriquecendo a experiência de visita a Macau e impulsionando o fluxo de pessoas e o consumo nos bairros comunitários.

Trabalhar em conjunto com o sector turístico

Numa cooperação interdepartamental do Governo e a parceria das empresas de turismo e lazer integrado, o “Iluminar Macau 2023” pretende criar, em conjunto, um evento nocturno de marca, enriquecendo o conteúdo de Macau como um centro mundial de turismo e lazer. As entidades co-organizadoras do evento incluem o Instituto para os Assuntos Municipais, a Direcção dos Serviços de Economia e Desenvolvimento Tecnológico, o Instituto Cultural, o Instituto do Desporto, a Direcção dos Serviços de Assuntos Marítimos e de Água e o Centro de Ciência de Macau. Os parceiros são: SJM Resorts S.A., MGM, Melco Resorts & Entertainment Limited, Sands China Ltd., Wynn Resorts (Macau) S.A. e Galaxy Entertainment Group.

Para mais informações sobre as actividades do evento, visitar a página electrónica “Iluminar Macau 2023” (https://lum.macaotourism.gov.mo) e seguir a conta oficial da DST no WeChat (MGTOweixin).

 

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!