Início » Regresso pleno das provas icónicas do Grande Prémio

Regresso pleno das provas icónicas do Grande Prémio

No segundo fim-de-semana de competição, temos de volta as mais emblemáticas corridas do Grande Prémio de Macau. Os melhores pilotos regressam ao Circuito da Guia para provar o seu valor

Plataforma Studio

Após o primeiro fim-de-semana de corridas, que incluiu a maior parte dos eventos que garantiram as edições do Grande Prémio durante a pandemia, regressam as principais provas do maior evento desportivo local. O formato da edição de 2023, com um fim-de-semana adicional, a exemplo do que aconteceu no 50.º e 60.º aniversários, permitiu manter as provas de 2022 e recuperar o que se perdeu.

Os piores receios não se confirmaram e, no próximo sábado, logo pela manhã, o Grande Prémio de Motas trará à Guia, os melhores pilotos de estrada da atualidade. As motas nunca se ausentaram do programa oficial, mas as restrições de entrada em Macau, motivaram a ausência de muitos dos melhores pilotos durante a pandemia.

Michael “The Blade” Rutter, o incontestado mestre do evento, com as suas 9 vitórias e 21 pódios, correrá novamente na Guia. Na sua equipa, pilotando igualmente uma BMW M1000RR, vem Peter Hickman, com 3 vitórias em Macau e à procura de mais um triunfo. A equipa FHO Racing completa-se com o australiano Josh Brookes, multi-campeão britânico de superbikes e veterano da corrida TT da Ilha de Man.

O campeão em título, o finlandês Ernie Kostamo, é outro dos favoritos, completando a sua quarta presença aos 31 anos. Corre numa BMW S1000RR, pela equipa Zero Up Racing.

Lukas Maurer e David Datzer, 4.º e 2.º em 2022, respetivamente, também integram o lote dos favoritos.

Destaque ainda para Nadieh Schoots, a neerlandesa que foi a primeira mulher a participar no Grande Prémio de Motas. Corre numa Yamaha R1, pela Bazomba Racing.

Na F3, Macau recebeu nomes como Senna, Michael Schumacher, Hakkinen, Lewis Hamilton, Damon Hill, Villeneuve, Jenson Button, Vettel, LeClerc e Verstappen. Apesar da F3 já não ser a antecâmara para a F1 que foi durante muitos anos, a Taça do Mundo em Macau continua a atrair os melhores pilotos da categoria.

Começamos pelo neerlandês Richard Verschoor, vencedor em 2019 e que disputa agora o Campeonato FIA de F2. O seu parceiro na Trident Motorsport é o checo Roman Stanek, que também corre na F2 e outro dos favoritos.

A Prema Racing é a equipa de outro favorito: Paul Aron, da Estónia, 3.º no Campeonato FIA de F3 e que, aos 19 anos, se estreia com legítimas aspirações ao pódio. Os seus companheiros de equipa, Dino Beganovic e Gabriele Mini, também podem causar surpresa.

De Espanha, vem Josep Martí, que se destacou na FIA F3 esta época. Corre pela Campos Racing, a mesma equipa de Sebastián Montoya, filho de Juan Pablo Montoya, ex-piloto de F1. O estreante alemão, Oliver Goethe, é o terceiro piloto desta equipa.

O campeão da Eurofórmula, o mexicano Noel Léon, também se estreia em Macau e corre pela Van Amersfoort Racing, que traz também a neerlandesa Sophia Florsch, que em 2018 fraturou a coluna vertebral num dos mais aparatosos acidentes alguma vez vistos em Macau.

A Carlin Motorsport traz apenas dois carros, ambos pilotados por favoritos. Zane Maloney, dos Barbados, piloto de F2 que se estreia em Macau aos 20 anos, e Dan Ticktum, que venceu em 2017 e em 2018.

Por último, destaque para Franco Colapinto, piloto argentino de 19 anos, que vai correr pela MP Motorsport e que foi 4.º no campeonato FIA de F3.

Taça do Mundo de GT

De volta está também a Taça do Mundo de GT, com a presença de vários pilotos com aspirações ao título.

Esta é a corrida GT de sprint que todos os pilotos no mundo querem vencer e a lista de concorrentes ilustra bem esse estatuto. Contamos cerca de 10 pilotos que podem vencer a corrida.

Comecemos por Darryl O´Young, vencedor em 2008, e Edoardo Mortara, o Senhor Macau, que venceu esta corrida em quatro ocasiões, três delas consecutivas. Maro Engel, o piloto da Mercedes, é tricampeão nesta corrida. Juntam-se a estes, Laurens Vanthoor, Augusto Farfus e Rafaelle Marciello, todos já com vitórias em Macau. Jules Gounon é considerado um dos melhores pilotos de GT da atualidade e estreia-se este ano em Macau. Outra estreia é a de Sheldon Van Der Linde, campeão do DTM em 2022. Finalmente, foco em Kevin Estre e Thomas Preining, ambos capazes de discutir os primeiros lugares.

A edição de 2023 tem provavelmente o melhor elenco individual de sempre, apoiados oficialmente por marcas como a Mercedes, Audi, Porsche, BMW e Ferrari.

Uma breve menção para a Corrida da Guia que recebe o evento mundial do TCR e que inclui o talento de Rob Huff e Tom Coronel, entre outros. Também o TCR China, que tem a sua corrida final em Macau e que conta com a presença de André Couto e Felipe de Souza. Finalmente, a corrida Desafio do 70.º Aniversário, com a presença do veterano Rui Valente.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!