Início » China já é o segundo principal fornecedor de sapatos a Portugal

China já é o segundo principal fornecedor de sapatos a Portugal

Importação de calçado cresceu 20% em volume e mais de 30% em valor, no ano passado. Espanha ainda é o maior mercado de origem, mas o chinês subiu de 5.º para 2.º num ano

Não foram só as exportações nacionais de calçado que cresceram acima dos 20% em 2022, também as importações dispararam no ano passado. No total, Portugal comprou ao exterior 54 milhões de pares de sapatos, mais 9 milhões do que em 2021. E pagou por eles 704 milhões de euros, o que representa um crescimento de 20% em quantidade e de 33,7% em valor. A maior parte veio de Espanha, mas a China surge logo no segundo lugar dos principais mercados de origem, ultrapassando, num só ano, França, Bélgica e Alemanha.

Números que não surpreendem se tivermos em conta que, dos 24 mil milhões de pares de sapatos produzidos, em 2022, no mundo, 87% foram feitos na Ásia. Só a China, que se mantém como o maior produtor mundial de calçado, fabricou mais de 13 mil pares, assegurando quase 55% da produção mundial, seguida pela Índia, Vietname e Indonésia.

Leia mais em Dinheiro Vivo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!