Início » Privatização da TAP em Portugal avança com avaliações independentes

Privatização da TAP em Portugal avança com avaliações independentes

Segundo Fernando Medina, as duas avaliações financeiras à TAP serão realizadas de forma “independente” e “autónoma”. Após este primeiro passo, “o Governo estará habilitado à aprovação e definição das peças legais seguintes”, que incluem a aprovação de “um decreto-lei e uma resolução do Conselho de Ministros onde ficarão definidos os aspetos fundamentais do processo e também o caderno de encargos”.

O ministro das Finanças considera ainda ser “cedo” para avançar com uma calendarização para a privatização da TAP. Ainda assim, Medina prevê que o Conselho de Ministros aprove “o decreto-lei que inicia o processo de privatização da TAP antes do verão”.

“Espero aprovar o decreto-lei da privatização da TAP antes do verão, por volta de julho. Não quero antecipar mais do que esta data”, disse Fernando Medina.

Já o ministro das Infraestruturas, João Galamba, garantiu que “há interessados” na companhia. No entanto, não revelou os nomes dos potenciais candidatos. “É público que houve um marketing sounding [sondagem de mercado]. Há interessados, sim. A TAP é uma grande companhia. Já era uma grande companhia pela sua dimensão puramente aeronáutica. No contexto da transição energética, isso representa um potencial de valorização acrescida. Portugal tem, de facto, um grande potencial em toda esta área e esse potencial está também relacionado com o setor da aviação”, referiu João Galamba, destacando a importância do hub do aeroporto de Lisboa na avaliação da companhia.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!