Início » “São escandalosos os valores.” Engenheiro da Expo’98 arrasa altar-palco

“São escandalosos os valores.” Engenheiro da Expo’98 arrasa altar-palco

Segadães Tavares, um dos engenheiros responsáveis pela pala do Pavilhão de Portugal, na Expo’98, defende que o altar-palco da Jornada Mundial da Juventude não deve ser como está pensado. Há soluções mais simples e baratas.

“A dimensão das fundações tem de ser compatível com as cargas e as cargas que vamos ter são cargas só de cobertura porque para pavimentos podem fazer-se pavimentos flexíveis, de terra batida com revestimento de apoios de proteção. Há muitas soluções. Costumo dizer que a engenharia é uma técnica, não é ciência. Não há soluções definitivas, há um leque de soluções possíveis e escolhe-se aquela que for mais adequada e conveniente. Há que ser um bocado pragmático e sensato. O altar tem cargas mínimas, tem é a cobertura, que pesa pouco e é uma estrutura que pode ser deformável. Até estruturas mais pesadas, como a pala do Pavilhão de Portugal, é compatível com deformações diferenciais”, explicou à TSF Segadães Tavares.

A Jornada Mundial da Juventude acontece na primeira semana de agosto. Faltam seis meses e Segadães Tavares não acredita que a obra esteja pronta a tempo.

Leia mais em TSF

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!