Início China Macau “não está totalmente preparado” para reabrir

Macau “não está totalmente preparado” para reabrir

Inês LeiInês Lei

Enquanto Hong Kong dá um grande passo na reabertura das suas fronteiras, o Chefe do Executivo de Macau, Ho Iat Seng, já veio a público dizer que a quarentena é para manter. São regiões distintas, com as suas próprias dependências de mercado e sistemas de saúde. É nesse sentido que Ron Lam, membro da Assembleia Legislativa (AL) de Macau, e Jacky Cheong, virologista, consideram que Macau não pode seguir Hong Kong

Começam a surgir os primeiros sinais do fim da pandemia em Hong Kong. O Chefe do Executivo, John Lee Ka-chiu, afirmou que “não se vai andar para trás” e, consequentemente, anunciou a política 0+3 (isenção de quarentena com três dias de autogestão domiciliária). Outras jurisdições, como o Japão e a Coreia do Sul, estão também gradualmente a relaxar as restrições fronteiriças e a impulsionar a indústria turística. “Não é que Hong Kong tenha seguido de má vontade as medidas da China continental nos últimos três anos.

Foi o descontrolo inicial da pandemia que levou a cidade a adotar estas políticas”, reitera Ron Lam, membro da AL. O deputado considera que algumas das medidas compreendidas na política de casos zero eram adequadas quando a pandemia surgiu. Sobre a possibilidade de este passo de Hong Kong ser aplicado a outras regiões do país, diz que não o fazem por incapacidade e não por falta de vontade.

INEVITÁVEL COEXISTÊNCIA

Estar em sintonia com o resto do mundo exige uma política de coexistência com o vírus, atira o deputado. Contudo, compreende que estão em jogo fatores sociopolíticos e económicos complexos. Mesmo assim, prevê que as mudanças possam acontecer ainda este ano, ou o mais tardar no início do próximo. Resta saber se a nível nacional as regiões estão preparadas, tendo em conta o vasto território.

Leia também: Macau recebe até novembro vacinas contra a covid-19 para crianças até aos três anos

“Os governos de algumas grandes cidades do Continente são altamente capazes, com bons recursos. Isso diminui as dificuldades sentidas durante a mudança para a coexistência. Honestamente, acho que Macau não está totalmente preparada, tanto a nível governamental como do seu sistema de saúde, como é o caso do crematório que tantas vezes falo. A coabitação com o vírus vai obviamente significar um número mais alto de mortes. Os recursos que temos, mesmo que sejam melhorados, provavelmente não darão resposta às necessidades da população. Ainda não é uma medida adequada”, considera.

Jacky Cheong, moderador da Rede de Informação de Virologia, salienta a forma faseada com que Hong Kong ou o Japão estão a reabrir. No caso de Hong Kong passa-se de um plano 3+4 para 0+3; no Japão, primeiramente com a abertura a viagens de grupo condicionadas, aumentos graduais das entradas diárias na fronteira, até abrir por completo a países que não requerem visto.

Leia também: Conectividade acelera integração de Macau com Grande Área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau

Em cada fase, os governos locais dão tempo para a comunidade se adaptar e disponibilizam os recursos necessários, aponta, acrescentando que em ambos os casos são feitos ajustes de acordo com a capacidade do sistema de saúde.

O virologista diz que a área da saúde tem de considerar a taxa de vacinação, especialmente durante a gestão de tratamento pediátrico e geriátrico, assim como a capacidade de continuar a receber pacientes em estado crítico. Estas medidas, refere, são seguidas por consciencialização social, incluindo o que fazer quando um familiar é infetado, quais os regulamentos de trabalho, como procurar tratamento, entre outros. Todas estas decisões têm um impacto na operação comercial e vida diária da população, vinca.

SEM ESCOLHA

Três anos após o primeiro surto, existe agora uma distinção clara entre a política de casos zero da China e a coexistência adotada mais a Ocidente, como em Portugal ou Estados Unidos. Diferentes políticas também levam a diferentes escolhas de mercado. Ron Lam enfatiza que Hong Kong, ao contrário de Macau, não consegue seguir a política do Continente e tem de optar por se abrir ao mundo. No caso de Macau, acredita que a intolerância ao vírus já é mais razoável.

Temos uma relação muito próxima com a China continental. Cerca de 70 por cento dos nossos turistas vêm de lá, 20 por cento de Hong Kong e 5 por cento de Taiwan. Se fosse um Governo, qual é que escolhia?”.

Além dos fatores económicos, é preciso ter em consideração a gestão da cidade. O deputado salienta que grande parte da população local reside no Continente. Tanto trabalhadores como estudantes atravessam a fronteira diariamente e isso é algo que tem de ser estudado. Portanto, vaticina que o fecho da fronteira com o Interior resultaria imediatamente em vários problemas. Acredito que Macau não tem escolha e assume uma posição passiva”.

Leia também: Governo Central da China promete lançar medidas em Macau

Não obstante, pensa que a China continental também está em vias de mudar a sua política, com grande possibilidade de o fazer ainda em 2022. Só que “Macau ainda não está preparado para espelhar uma mudança da política de Covid-19 no Continente”, alerta.

“Portanto, a nossa maior preocupação é que algo de mau aconteça e a política seja alterada”.

CAPACITAR A REABERTURA

Jacky diz que o recente surto esclarece algumas das questões sobre o verdadeiro impacto da reabertura das fronteiras em Macau.

“Primeiro é preciso tempo até se identificar casos de infeção entre a comunidade, especialmente para famílias com crianças. Podemos ter de lidar com surtos em escolas e lares, ou seja, a forma como tratamos os infetados será um dos fatores com mais impacto. Se a pessoa será isolada ou faz a quarentena em casa e se os infetados ficam impossibilitados de atravessar a fronteira durante determinado período de tempo”.

Leia também: China está a negar vistos para Macau a jogadores frequentes

Relativamente aos recursos de saúde, acredita que serão feitos os ajustes necessários.

“A última pandemia trouxe inúmeros desafios aos serviços de saúde não relacionados com o vírus. Depois da reabertura, o número de infetados será difícil de controlar e o sistema de saúde de Macau vai com certeza sentir esse peso. A implementação dos recursos de forma adequada durante estas emergências será o fator chave para uma aterragem suave em Macau”, sinaliza.

O virologista explica que, com base nos últimos surtos, há formas de reduzir o impacto do vírus: maior controlo e monitorização de doenças; construção de infraestruturas de investigação médica, como por exemplo bancos de amostras biológicas para criar dados científicos em tempo real; melhor comunicação com a população sobre termos científicos e preparação psicológica para o futuro.

REGRESSO DAS EXCURSÕES ANIMA

Lau, trabalhador na indústria de viagens, afirma que o regresso das viagens de grupo do Continente são ótimas notícias. O agente diz que devido às diferenças entre as medidas de prevenção no Interior da China e no resto do mundo, Macau teria de alinhar com um dos lados. Lamenta por isso que a indústria tenha sofrido tanto tempo com as ruas de Macau desertas.

Mas Lau e muitos dos seus colegas têm “receio de que o processo de atribuição de vistos e o número de tours em Macau não regresse ao que era antes da pandemia, quando havia mais de 100 grupos por dia”.

Leia também: Expo de Turismo em Macau atrai mais de 30 mil visitantes

“No passado o número de tours da China continental era suficiente para toda a gente conseguir viver do negócio. Por isso estamos preocupados com o seu número, como serão feitas e por quem. Com todos a querer organizar estas tours, com certeza que haverá competição”.

Lau destaca que quando se soube que Hong Kong iria relaxar as medidas de prevenção para 0+3, os preços dos voos subiram logo, descrevendo a situação da região vizinha como invejável. Contudo, “temos de seguir a maioria, não podemos fazer aquilo que queremos”, defende.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!