Início » Guterres pede impostos para combustíveis fósseis

Guterres pede impostos para combustíveis fósseis

Depois de dois anos de assembleias gerais realizadas com recurso ao vídeo para os chefes de Estado ou de governo discursarem devido à pandemia, o regresso generalizado à sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, ficou marcado pelo discurso do secretário-geral. Uma advertência aos líderes e diplomatas sobre a “cascata de crises” e seus efeitos que irá culminar em breve num “inverno de descontentamento global”, numa adaptação da primeira frase de Ricardo III, de William Shakespeare.

Com a ausência dos líderes da Rússia e da China, os chamados dias de debate da 77.ª assembleia geral da Organização das Nações Unidas arrancaram com uma mensagem de António Guterres que começou por dizer que o “mundo está em grandes dificuldades” para logo de seguida dar o exemplo positivo dos acordos assinados há dois meses em Istambul, entre as autoridades de Kiev e de Moscovo com o governo turco e as Nações Unidas, para garantir o desbloqueio dos cereais ucranianos dos seus portos, bem como dos fertilizantes russos.

Leia ainda: Putin defende política ‘soberana’ perante Assembleia Geral da ONU

“Este navio é um símbolo do que podemos alcançar quando trabalhamos em conjunto”, afirmou Guterres ao falar do Brave Commander, o primeiro navio que navegou sob bandeira da ONU, tendo transportado 23 mil toneladas de cereais para a Etiópia e Iémen. “Cada navio também transporta uma das mercadorias mais raras da atualidade: a esperança.”

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!