Início » Putin anuncia mobilização parcial de 300 mil reservas e volta a agitar ameaça nuclear

Putin anuncia mobilização parcial de 300 mil reservas e volta a agitar ameaça nuclear

Vladimir Putin falou à nação. A mensagem, gravada, foi adiada de ontem para hoje e transmitida esta manhã na televisão russa. Num discurso muito virado para dentro, o presidente russo repetiu a retórica que levou à invasão da Ucrânia, a 24 de fevereiro, e fez um apelo à mobilização da sociedade para mais apoio à guerra.

E se os russos não vão às Forças Armadas, as Forças Armadas vão até aos russos. “Decidimos tomar medidas para garantir a soberania e a segurança da Rússia, por isso apoio a proposta do Ministério da Defesa de mobilização parcial”, anunciou.

“Cidadãos que estão na reserva e que já tiveram serviço militar ou que têm especialidades importantes irão ter mais treino para participar nas operações militares”, disse Vladimir Putin, anunciando que “o decreto de mobilização parcial já está assinado” e que “a mobilização começará hoje mesmo”. Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, vão ser mobilizados 300 mil militares, o que representa cerca de 1% dos 25 milhões de russos na reserva.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!