Início » O valor do presente

O valor do presente

Guilherme RegoGuilherme Rego*
Guilherme Rego

Ho Iat Seng deu mais uma vez a receita para o futuro. Os ventos da pandemia não mudam a direção da vela: Macau governado por patriotas, diversificação económica virada para Hengqin e preocupação com o bem-estar da população.

O novo capítulo da Região Administrativa Especial vai andando, independentemente das circunstâncias imprevisíveis da pandemia, que a atrasam, mas não descambam. Quem vai corrigindo a direção da cidade são os ventos da mudança, precipitada pela pandemia e com um objetivo claro: sair da dependência do jogo e mitigar as suas ilegalidades. Nesta transição, as circunstâncias que enfrentamos, que paralisam o movimento de outrora, revelaram-se as ideais para mudar o perfume de Macau.

Leia também: Ho Iat Seng pede reflexão sobre as falhas

Mas será complicado inalá-lo senão houver a capacidade de determinados setores se adaptarem às mudanças; uns por imposições que levam ao seu desmantelamento ou difícil sobrevivência; outros pelo isolamento covidiano, que ainda está longe de terminar – é uma decisão que ultrapassa a RAEM. As mudanças devem sempre ser apetrechadas de uma certa razoabilidade.

Toda a ação é acompanhada de uma reação, e por muito que algumas sejam previstas e até desejadas, outras têm suscitado dúvidas. Condicionar ou esquecer setores, sem oferecer soluções reais para a sua reintegração na nova conjuntura socioeconómica, tem de ser uma das falhas a colmatar num virar de página que se quer galopante. Há quem viva dia a dia, sem se vislumbrar com o futuro, pois esse não resolve o presente.

A altura nunca é a ideal, e por isso mesmo parabenizo o esforço para dar uma nova identidade a Macau. Porém, a diversificação económica não é para amanhã, demora o seu tempo. Estamos no período de incubação e, até sair dele, é preciso também olhar para as dificuldades da população. Continue-se a investir no futuro, mas sem esquecer o valor do presente.

*Diretor-Executivo do PLATAFORMA

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!