Início » “Já não há conflito na Igreja Universal”, garante Jomo Fortunato

“Já não há conflito na Igreja Universal”, garante Jomo Fortunato

O ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, garantiu ontem não haver conflito na Igreja Universal do Reino de Deus em Angola (IURD).

Em entrevista à TPA, assegurou que o conflito então existente na Igreja foi dirimido com a realização de uma Assembleia, cujo “resultado foi informado ao INAR (Instituto Nacional dos Assuntos Religiosos), e esta nova direcção é o interlocutor com o Estado angolano”.

De acordo com Jomo Fortunato, todas as questões ligadas à IURD serão resolvidas com esta direcção. “Quem não se revê nessa direcção tem que optar pelo diálogo e pela reconciliação”, disse.

Jomo Fortunato clarificou que a ideia chave “é que já não há conflito na Igreja”. Sublinhou que “o Estado vai dialogar, proximamente, com esta nova direcção, legitimamente saída da Assembleia-geral”.

Segundo o governante, a Assembleia-geral extraordinária foi realizada com base nos estatutos da Igreja e, do ponto de vista legal, a solicitação foi confirmada junto do Estado, através da anotação emitida pelo INAR, lê-se, entretanto, numa nota do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente.

Diálogo inter-eclesial

O Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente realizou, ontem, em Luanda, uma conferência sobre o reforço do diálogo inter-eclesial em Angola, para o Executivo avaliar os conflitos internos em igrejas, numa altura em que 10 confissões legalizadas estão divididas em alas.

Segundo o ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, o Executivo e as igrejas reconhecem que o diálogo é o caminho certo para ultrapassar os diferendos que opõem as lideranças religiosas.

Leia mais em Jornal de Angola

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!