Início » Fundação Palmares exclui 27 negros de lista de personalidades homenageadas

Fundação Palmares exclui 27 negros de lista de personalidades homenageadas

Gustavo Fioratti

Decisão acompanha publicações de Sérgio Camargo, presidente da instituição, contra artistas e políticos

A Fundação Cultural Palmares, órgão ligado ao governo federal que tem por atribuição valorizar a produção de negros brasileiros e combater o racismo, publicou em seu site nesta quarta-feira (2) uma nota afirmando que 27 nomes foram retirados de uma lista de personalidades homenageadas.

As deferências vêm de governos anteriores ao do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e incluem artistas, políticos e esportistas, entre outros. Saíram do grupo a deputada federal Benedita da Silva (PT), a escritora Conceição Evaristo, os cantores Elza Soares, Gilberto Gil e Martinho da Vila e a ex-senadora da Rede Marina Silva (veja abaixo a lista completa). A exclusão dos nomes gerou protestos nas redes.

Leia mais em Folha de S.Paulo.