O presidente eleito dos EUA, Joe Biden, fraturou o pé e provavelmente terá que usar uma bota médica, comunicou a sua equipa no domingo, depois de ser levado ao médico por ter escorregado enquanto brincava com o seu cão.
Biden, que se tornará o presidente mais velho dos Estados Unidos, com 78 anos de idade, sofreu a lesão no sábado com Major, um dos seus dois pastores alemães.
O médico pessoal do presidente eleito Kevin O’Connor disse inicialmente que as radiografias não revelaram nenhuma “fratura óbvia”, mas acrescentou que uma tomografia computadorizada adicional ainda seria feita.
O exame “confirmou fraturas (pequenas)… no meio do pé”, disse O’Connor num comunicado divulgado pelo gabinete de Biden.
O’Connor acrescentou ainda que o ex-vice-presidente, que venceu a eleição contra Donald Trump em novembro, “provavelmente precisará de uma bota médica por várias semanas”.
Com Biden e Trump na casa dos 70 anos, a idade era um problema na corrida presidencial, mesmo que muitas vezes ficasse em segundo plano em questões urgentes como a pandemia de Covid-19.
“Fique bem logo!” Trump disse no Twitter, num retuíte de um vídeo da NBC, que mostra Biden a sair de um consultório ortopédico.
A saúde de Trump foi brevemente motivo de intensa preocupação quando ele deu positivo à Covid-19, mas o presidente retomou a campanha depois de receber uma série de tratamentos – incluindo uma mistura experimental de anticorpos.
Os Bidens promoveram e depois adotaram Major em 2018, enquanto Champ está com a família desde 2008.
Funcionários de Biden disseram que Major vai se tornar o primeiro cão de resgate a viver na Casa Branca.