Início » Que promessas cumpriu Trump e o que pretende Joe Biden mudar

Que promessas cumpriu Trump e o que pretende Joe Biden mudar

José Miguel Gaspar

Republicano baixou impostos, ergueu um muro, perseguiu imigrantes e não restaurou os EUA como “gigante operário”, nem repeliu Obamacare. Democrata quer ser “o anti-Trump”.

O 45.º presidente dos EUA, o republicano Donald J. Trump, demorou 827 dias para superar as dez mil afirmações falsas ou enganosas, segundo o verificador de factos The Fact Checker, do jornal “Washington Post”. É uma média de 12 mentiras oficiais por dia. Mas a 9 de julho, 440 dias depois disso, o presidente ultrapassou a marca das 20 mil inverdades – o que o mete numa métrica calamitosa: 23 alegações infundadas por dia, um “tsunami de mentiras”.

Esse tempo incluiu os factos que levaram ao julgamento de impeachment de Trump (destituição de que se salvou devido ao travão da maioria republicana no Senado), à instalação da pandemia, que atira os EUA para o topo das mortes (226 mil) e infeções mundiais por covid (8,5 milhões), enquanto afunda a economia, até à erupção de protestos e confrontos raciais pela morte por asfixia do cidadão negro George Floyd às mãos de polícias brancos numa rua de Minneapolis, em maio.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!